EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(AS): IMPRESSÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)

Revista Prática Docente

Endereço:
Rua Vilmar Fernandes, 300 - Bairro Santa Luzia
Confresa / MT
78652-000
Site: http://www.periodicos.cfs.ifmt.edu.br
Telefone: (66) 3564-2600
ISSN: 25262149
Editor Chefe: Thiago Beirigo Lopes
Início Publicação: 30/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(AS): IMPRESSÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Carlos Átila Lima dos Santos, Priscila Rose de Oliveira Alves, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto
Autor Correspondente: Carlos Átila Lima dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: Educação Física, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos(as)

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, apresentamos impressões sobre a inserção da Educação Física no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos(as) (EJA), a partir das narrativas dos(as) alunos(as) que frequentam a Educação Básica. O objetivo é identificar a importância e o sentido atribuído à Educação Física pelos(as) estudantes do Ensino Médio e da EJA. Analisamos qualitativamente as falas dos(as) estudantes utilizando da pesquisa interpretativa com entrevistas semiestruturadas. Como resultado, foi possível identificar simbolismos marcantes nas falas dos(as) estudantes, como o conteúdo esportivo ser predominante nas aulas, vivências no formato simplista de “rolar a bola” e a ausência do componente curricular na EJA. Como contraponto às impressões, consideramos a importância da formação inicial no processo de legitimidade e o posicionamento do(a) professor(a) perante a comunidade escolar para estabelecer o espaço da Educação Física no currículo escolar e como prática significativa ao(à) aluno(a).