Educação, cultura e estética na primeira infância: Projeto Amares, em Colônia, Alemanha

CONHECER

Endereço:
Avenida Doutor Silas Munguba - Itaperi
Fortaleza / CE
60714903
Site: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/index
Telefone: (85) 3101-9926
ISSN: 2238-0426
Editor Chefe: Francisco Horacio da Silva Frota
Início Publicação: 02/05/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política

Educação, cultura e estética na primeira infância: Projeto Amares, em Colônia, Alemanha

Ano: 2019 | Volume: 9 | Número: 23
Autores: H.R.Lanz
Autor Correspondente: H.R.Lanz | [email protected]

Palavras-chave: infância, educação, cultura, estética, prática pedagógica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Há várias formas de resistência e este artigo apresenta uma delas. Na Alemanha, a educação não está livre de ofensivas da atualidade: a) a mensurabilidade da qualidade de ensino; b) a otimização e a eficácia curricular; c) o desenvolvimento de métodos por competências pedagógicas; d) o uso de mídias digitais na infância; e e) a alfabetização precoce para atender a demandas de mercado. No sentido inverso dessas propostas, os objetivos desse artigo são: a) discutir a importância da educação cultural e estética na primeira infância; e b) mostrar que trilhar caminhos inovadores é uma forma de resistência à subordinação da educação aos ditames econômicos. Assim, este artigo apresenta: a) as bases teóricas sobre educação cultural e estética; b) um exemplo prático, o Projeto Amares, em Colônia, Alemanha, que mostra como é possível realizar a educação cultural e estética na primeira infância; e c) a conclusão aponta a necessidade da criação de estratégias educacionais de resistência às atuais propostas hegemônicas. Ao voltar nossas atenções tanto à memoria social e cultural sedimentada ao longo dos séculos quanto à prática pedagógica responsável, possibilitamos a formação integral do ser humano. Isso constitui uma estratégia de resistência para formar crianças felizes, conscientes e responsáveis para a vida.



Resumo Inglês:

There are several ways of resisting and this article presents one of them. In Germany, education is not free from current offensives: a) measurability of teaching quality; b) curricular optimization and effectiveness; c) development of methods through pedagogical skills; d) use of digital media in childhood; and e) early literacy to meet market needs. In the opposite direction to these proposals, the objectives of this article are: a) to discuss the importance of cultural and aesthetic education in early childhood; and b) to show that seeking innovative paths is a way of resisting the subordination of education to economic dictates. Thus, this article presents: a) the theoretical bases on cultural and aesthetic education; b) a practical example, the Amares Project, in Cologne, Germany, which shows how cultural and aesthetic education can be put into practice in early childhood; and c) the need to create educational strategies to resist current hegemonic proposals. When we turn our attention both to the social and cultural memory sedimented over the centuries and a responsible pedagogical practice, we enable a comprehensive education for human beings. This is a resistance strategy aimed at educating happy, conscious, and responsible children for life.



Resumo Espanhol:

Hay varias formas de resistencia y este artículo presenta una de ellas. En Alemania, la educación no está libre de ofensivas de la actualidad: a) la medición de la calidad de enseñanza; b) la optimización y la eficacia curricular; c) el desarrollo de métodos por competencias pedagógicas; d) el uso de medios digitales en la infancia; y e) la alfabetización precoz para atender las demandas de mercado. En la dirección opuesta a estas propuestas, los objetivos de este artículo son: a) discutir la importancia de la educación cultural y estética en la primera infancia; y b) mostrar que buscar caminos innovadores es una forma de resistencia a la subordinación de la educación a los dictámenes económicos. Así, este artículo presenta: a) las bases teóricas sobre educación cultural y estética; b) un ejemplo práctico, el Proyecto Amares, en Colonia, Alemania, que muestra cómo la educación cultural y estética puede ponerse en práctica en la primera infancia; y c) la necesidad de la creación de estrategias educativas de resistencia a las actuales propuestas hegemónicas. Cuando dirigimos nuestra atención tanto a la memoria social y cultural sedimentada a lo largo de los siglos cuanto a una práctica pedagógica responsable, posibilitamos una formación integral del ser humano. Esto constituye una estrategia de resistencia para formar niños felices, conscientes y responsables de la vida.



Resumo Francês:

Il existe plusieurs formes de résistance et cet article en présente une. En Allemagne, l’éducation n’est pas exempt des offensives actuelles: a) de la mesurabilité de la qualité de l’enseignement; b) de l’optimisation et l’efficacité du programme; c) de le développement de méthodes par compétences pédagogiques; d) de l’utilisation des médias numériques dans l’enfance; et e) de l’alphabétisation précoce pour répondre aux demandes du marché. Dans le sens opposé de ces propositions, les objectifs de cet article sont les suivants: a) discuter l’importance de l’éducation culturelle et esthétique dans la petite enfance; et b) montrer que les méthodes novatrices constituent une forme de résistance à la subordination de l’éducation aux impératifs économiques. Ainsi, cet article présente: a) les bases théoriques de l’éducation culturelle et esthétique; b) un exemple concret, le Projet Amares, à Cologne, Allemagne, qui montre comment l’éducation culturelle et esthétique peut être réalisée dans la petite enfance; et c) la nécessité de créer des stratégies éducatives pour résister aux propositions hégémoniques actuelles. Lorsque nous portons notre attention à la fois sur la mémoire sociale et culturelle accumulée au fil des siècles et sur une pratique pédagogique responsable, nous permettons une formation intégrale de l’être humain. C’est une stratégie de résistance pour éduquer des enfants heureux, conscients et responsables pour la vie