Diagnósticos de enfermagem prevalentes em pacientes com câncer de mama sob tratamento quimioterápico

Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde – REDCPS

Endereço:
Rua Arnóbio Marques - 310 - Santo Amaro
Recife / PE
50100130
Site: http://www.redcps.com.br/
Telefone: (81) 3183-3621
ISSN: 2446-5682
Editor Chefe: Waldemar Brandão Neto
Início Publicação: 01/02/2015
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Enfermagem, Área de Estudo: Multidisciplinar

Diagnósticos de enfermagem prevalentes em pacientes com câncer de mama sob tratamento quimioterápico

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: J. L. E. Santos, Y. K. M. Santos, D. A. L. Oliveira
Autor Correspondente: D. A. L. Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: neoplasias da mama, diagnóstico de enfermagem, tratamento farmacológico, enfermagem oncológica, enfermagem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

OBJETIVO: Identificar os Diagnósticos de Enfermagem prevalentes em pacientes com câncer de mama em tratamento quimioterápico.
METODOS: Estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa realizado em uma unidade ambulatorial com 120 mulheres nos meses de março a julho de 2018. A análise dos dados foi realizada a partir do agrupamento das respostas obtidas na aplicação de Histórico de Enfermagem através do software Microsoft Excel® e utilizando a terminologia da CIPE® 2017.
RESULTADOS: Evidenciou-se 13 DE, sendo os mais prevalentes: apoio familiar presente, autocuidado presente, apoio espiritual presente, imagem corporal presente, regime de cuidado com a mama presente, não adesão ao regime de exercício físico presente, socialização presente, relação sexual interrompida, dor presente, risco de infecção, risco de estar com o peso abaixo do esperado e tristeza presente.
CONCLUSÃO: Torna-se necessária a atuação do enfermeiro de forma ativa e além da visão biomédica oportunizando ações que visem o fortalecimento da autonomia da mulher e tratamento não apenas centrado na doença.