Design e Filosofia: Formação de um grupo de estudo como prática pedagógica

Revista de Ensino em Artes, Moda e Design

Endereço:
Rodovia Admar Gonzaga - Lab. Moda e Sociedade - sala 51 - Itacorubi
Florianópolis / SC
88034-001
Site: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/Ensinarmode/index
Telefone: (48) 3664-8385
ISSN: 2594-4630
Editor Chefe: Mara Rúbia Sant'Anna
Início Publicação: 01/10/2017
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Design e Filosofia: Formação de um grupo de estudo como prática pedagógica

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Carlos Alberto Barbosa
Autor Correspondente: Carlos Alberto Barbosa | [email protected]

Palavras-chave: Design de moda, Filosofia, Interdisciplinaridade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta o relato da experiência de formação do Grupo de Estudo Design e Filosofia, constituído por alunas do curso de bacharelado em Design de Moda, da Universidade Anhembi Morumbi. A formação desse grupo, bem como a proposta de um projeto, derivada de suas discussões, favoreceram ainda reflexões acerca da importância da formação cultural dos alunos de cursos superiores, e de como um olhar voltado para o horizonte de práticas interdisciplinares e transdisciplinares permite marcar, com maior evidência, a relação entre objeto de estudo e reflexão teórica. Durante o ano em que foi possível acompanhar o desenvolvimento dessa experiência pedagógica, notou-se que as alunas participantes do grupo assumiram a posição de protagonistas diante das demandas de leituras e de sugestões de projetos, o que instigou a busca de conteúdos e de soluções para problemas, envolvendo diferentes especialidades do design, notadamente o design de moda e o design digital.



Resumo Inglês:

This article presents the report of the Study Group Design and Philosophy conception experience, made up of students of bachelor course in Fashion Design at University Anhembi Morumbi. The group creation and the proposal of a project among the group favored reflections on the importance of students cultural formation. It also allowed an overview of interdisciplinary and transdisciplinary practices which targeted the relation between an object of study and theoretical reflection. Along one year it was possible to notice students as protagonists selecting articles and essays to improve a project and bring solutions for several research problems, involving different design specialties, notably fashion design and digital design.