DESENVOLVIMENTO E AMAZÔNIA EM FOCO: história e poder

Áltera

Endereço:
Programa de Pós-graduação em Antropologia. Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Conjunto Humanístico Bloco IV. Cidade Universitária.
João Pessoa / PB
58051-900
Site: http://periodicos.ufpb.br/index.php/altera/index
Telefone: (83) 98631-8440
ISSN: 24479837
Editor Chefe: Lara Santos de Amorim
Início Publicação: 30/11/2015
Periodicidade: Semanal
Área de Estudo: Antropologia

DESENVOLVIMENTO E AMAZÔNIA EM FOCO: história e poder

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 5
Autores: R. A. Paiva
Autor Correspondente: R. A. Paiva | [email protected]

Palavras-chave: Desenvolvimento, Amazônia, Dominação, Modernidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo visa discutir como a noção de desenvolvimento vem se constituindo historicamente em mecanismo de dominação e poder para legitimar ações de tomada de territórios. Para tanto, analisa o processo de apropriação da Amazônia a partir da década de 1960 por meio da implementação de grandes obras de desenvolvimento, compreendendo esse processo como uma dominação política e, ao mesmo tempo, cultural. Faz-se uma revisão bibliográfica de alguns estudos sobre a problemática, esboçando as etapas de estudos sobre o conceito elucidando perspectivas, bem como as sucessivas investidas para a consolidação do desenvolvimento como ideal ocidental moderno.



Resumo Inglês:

The present article aims to discuss as a notion of development, becoming historically a mechanism of domination and power to legitimize actions to take territories. To do so, it analyzes the process of appropriation of the Amazon from 1960 through the implementation of major development works, understanding this process as a political domination that is even cultural. A bibliographical review of some studies on the problematic is made, outlining the stages of studies about the concept of development of perspectives, as well as the successive invests for a consolidation of development as a modern western ideal.