Desenvolvimento de uma arquitetura de game para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em programação de jogos digitais no curso técnico de informática

EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico

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ISSN: 2446-774X
Editor Chefe: Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
Início Publicação: 31/05/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

Desenvolvimento de uma arquitetura de game para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em programação de jogos digitais no curso técnico de informática

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 10
Autores: Jaidson Brandão da Costa
Autor Correspondente: Jaidson Brandão da Costa | [email protected]

Palavras-chave: arquitetura, ensino, programação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No contexto do ensino de linguagem de programação, os jogos digitais são destacados como possibilidade promissora no que tange à dinamicidade e autonomia nos processos de ensino. Nessa direção, o presente artigo busca apresentar os resultados alcançados no desenvolvimento de uma arquitetura de game para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em programação de jogos no curso técnico de informática. Pensado e desenvolvido em linguagem Java para plataforma Android, em virtude da ementa do curso utilizar o Java como a linguagem de programação a ser ensinada no curso. A arquitetura do game originou-se das concepções pedagógicas e práticas do autor. Ao verifica-se o alto índice de evasão e retenção por causa da disciplina de programação no curso técnico de informática, vislumbrou-se a produção de uma estrutura que fosse possível ensinar programação de computadores por meio de desenvolvimento de games. A aplicabilidade da arquitetura na disciplina de programação Java ocorreu com uso da teoria de Ausbel sobre aprendizagem significativa, isto é, coletando-se os conhecimentos prévios dos discentes para produção dos games e ensinamento de programação. Após a utilização da arquitetura os alunos conseguiram desenvolver habilidade técnicas em programação Java e Android, bem como conhecimentos em orientação a objetos, com isso eles produziram um game completo. O índice de reprovação na disciplina caiu para 43% em relação ao ano anterior e o de desistência, por causa da não assimilação na disciplina, caiu para 35%. Resultados significativos para sociedade e instituição.



Resumo Inglês:

In the context of programming language teaching, digital games are highlighted as a promising possibility in terms of dynamismand autonomy in teaching processes. In this direction, the present article seeks to present the results achieved in the development of a game architecture to support the teaching-learning process in game programming in the technical computer course. Designed and developed in Java language for the Android platform, by virtue of the course menu use Java as the programming language to be taught in the course. The architecture of the game originated from the pedagogical and practical conceptions of the author.When the high rate of evasion and retention is verified because of the programming discipline in the technical course of computer science, it was glimpsed the production of a structure that could teach computer programming through game development. The applicability of the architecture in the Java programming discipline occurred with the use of Ausbel's theory on meaningful learning, that is, collecting students' previous knowledge for game production and programming teaching. After using the architecture the students were able to develop technical skills in programming Java and Android, as well as knowledge in object orientation, with that they produced a complete game. The rate of disapproval in the discipline fell to 43% in relation to the previous year and the dropout rate, due to non-assimilation in the discipline, fell to 35%. Significant results for society and institution.