Derivas pelo arquivodocente

Revista Apotheke

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/issue/view/815
Telefone: (48) 3321-8000
ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

Derivas pelo arquivodocente

Ano: 2022 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues
Autor Correspondente: Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: Arquivo docente, Pedagogia do Contar, Processos de Criação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto nasce de uma escrita em travessia que exercita incursões nos guardados referentes

às minhas práticas docentes dos anos 2017, 2018 e 2019, com foco na disciplina Laboratório

de Produção Artística 1 (LAB1), ministrada para o quinto período do curso Artes Visuais

Bacharelado, da Faculdade de Artes Visuais (FAV), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Reconheço tais guardados como constituintes do que chamo aqui de

arquivodocente

e, à medida que o vou percorrendo, apresento os pilares que sustentaram minha prática

artístico-pedagógica nos anos mencionados. No meio do caminho, destaco a emergência

de uma “pedagogia do contar” como principal estratégia utilizada no estímulo à produção

artística e aos processos de criação das e dos estudantes matriculados nessa disciplina.

Os referenciais teóricos aqui citados apontam para os campos da pesquisa narrativa, dos

estudos auto/biográficos e dos estudos decoloniais e foram sendo convocados à medida

que os fui reencontrando em meio às derivas pelo

arquivodocente

. Concluo ao reconhecer o

caráter crítico e libertador dos atos de criação no ambiente universitário, capazes de desfazer

e refazer ligações com nossas subjetividades, gerando movimentos transformadores para

outros lugares de onde podemos perceber novos modos de fazer, pensar e existir na arte, na

educação e na vida.



Resumo Inglês:

This text results from a writing-crossing process that exercises incursions in the archives related

to my teaching practices in the years 2017, 2018, and 2019, which I call

teachingarchive

. I

focused on the subject Laboratory of Artistic Production 1 (LAB1), taught for the fifth grade

of the Visual Arts course - Bachelor’s Degree - at the Faculty of Visual Arts (FAV), Federal

University of Goiás (UFG). I present the pillars of the artistic-pedagogical practice I created in

those years, highlighting the emergence of a “telling pedagogy” as my primary strategy to

stimulate the students’ artistic practice and creative processes in this period. The theoretical

references mentioned in this paper point to the fields of narrative research, auto/biographical

studies, and decolonial studies, being summoned as I found them amidst the wanderings in

the

teachingarchive

. I conclude by recognizing the critical and liberating aspects of the acts

of creation within the university environment. They can both undo and remake connections

with our subjectivities, generating transformative movements to other places where we can

perceive new ways of doing, thinking, and existing in art, education, and life.



Resumo Espanhol:

Este texto resulta de un escrito em travesía que se origina en las incursiones realizadas en

los archivos referentes a mis prácticas docentes en los años 2017, 2018 y 2019, centrándose

en la disciplina Laboratorio de Producción Artística 1 (LAB1), quinto período del curso de

Artes Visuales Bacharelado, Facultad de Artes Visuales (FAV), Universidad Federal de Goiás

(UFG). Reconozco a estos guardados como constituyentes de lo que llamo el

archivodocente

y, en su recorrido, presento los pilares que sustentaron mi práctica artístico-pedagógica en

los años mencionados. En el camino, destaco el surgimiento de una “pedagogía del contar”

como principal estrategia utilizada para estimular la producción artística y los procesos de

creación de los estudiantes matriculados en esa disciplina. Los referentes teóricos citados

apuntan a los campos de la investigación narrativa, los estudios auto/biográficos y los

estudios decoloniales y fueron convocados como los encontré en medio de las derivas por

el

archivodocente

. Concluyo reconociendo el carácter crítico y liberador de los actos de

creación en el ámbito universitario, capaces de deshacer y rehacer conexiones con nuestras

subjetividades, generando movimientos transformadores hacia otros lugares desde donde

podamos percibir nuevas formas de hacer, pensar y existir en el arte, la educación y la vida.