CRÍTICA TEXTUAL DO NOVO TESTAMENTO: ALTERAÇÕES NO TEXTO DO NOVO TESTAMENTO NOS ESCRITOS DE BART EHRMAN: CORRUPÇÃO NOS DADOS OU NA LEITURA DOS MESMOS?

Ensaios Teológicos

Endereço:
Rua Dr. Pestana, 1021 - Centro
Ijuí / RS
98700-000
Site: http://www.ensaiosteologicos.fbp.edu.br
Telefone: 5533322205
ISSN: 24474878
Editor Chefe: Drª Marivete Zanoni Kunz
Início Publicação: 31/05/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

CRÍTICA TEXTUAL DO NOVO TESTAMENTO: ALTERAÇÕES NO TEXTO DO NOVO TESTAMENTO NOS ESCRITOS DE BART EHRMAN: CORRUPÇÃO NOS DADOS OU NA LEITURA DOS MESMOS?

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Carlos Alberto Prazeres
Autor Correspondente: C. A. Prazeres | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Bart D. Ehrman é um renomado estudioso do Novo Testamento na atualidade. Nos últimos anos, ele tem escrito livros para o público leigo em geral. Nesses ele discorre sobre as alterações ocorridas no texto do Novo Testamento ao longo dos séculos. Ele o faz, contudo, a partir de uma das escolhas de leituras possíveis dos dados à disposição. Por meio do presente artigo, o autor objetiva identificar duas colocações frequentes acerca do número de variantes textuais, presentes nos manuscritos disponíveis, e da natureza destas variantes; analisá-las sob a ótica de quatro autores expoentes no campo da crítica textual, sendo eles: Wallace, Metzger, Paroschi e os Aland; e demonstrar que o referido estudioso faz uma leitura parcial e tendenciosa, dos dados disponíveis acerca das alterações textuais do Novo Testamento, em seus livros destinados ao público geral.