CORPO, FÉ E GLÓRIA: UMA DESCRIÇÃO FRAGMENTÁRIA DOS ROMEIROS DE SÃO FRANCISCO DE CANINDÉ CEARÁ

Geosaberes

Endereço:
Campus do Pici - Departamento de Geografia - Pici
Fortaleza / CE
60440-900
Site: http://www.geosaberes.ufc.br
Telefone: (85) 3366-9855
ISSN: 2178-0463
Editor Chefe: Fábio de Oliveira Matos
Início Publicação: 01/01/2010
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Geografia

CORPO, FÉ E GLÓRIA: UMA DESCRIÇÃO FRAGMENTÁRIA DOS ROMEIROS DE SÃO FRANCISCO DE CANINDÉ CEARÁ

Ano: 2015 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Francisco de Assis Francelino Alves, Ivo Luis Oliveira Silva, Gláudia Mota Portela Mapurunga
Autor Correspondente: Francisco de Assis Francelino Alves | [email protected]

Palavras-chave: religiosidade, cultura popular, peregrinações, romarias, geografia cultural

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O trabalho enfatiza o caráter humanístico das investigações geográficas, sustentadas em observações e descrições do corpo do peregrino, suas representações com o sagrado, linguagens, condições sociais e culturais desenvolvidas no espaço de fé. O campo de estudo é Canindé, município cearense considerado o maior santuário franciscano da América Latina e que possui a segunda maior romaria franciscana do Mundo. O objetivo é reconhecer nos romeiros suas histórias, atitudes e comportamentos assumidos, utilizando o próprio corpo como objeto de Fé e Graça. Metodologicamente faz-se uso da investigação histórica fenomenológica, da observação participante e da reconstrução das falas, a fim de interpretar o fenômeno social e religioso. Com efeito, as manifestações revelam um significado que transcendem o entendimento racional. O devoto não apenas suporta as infelicidades dessa vida, como também é impulsionado a acreditar em realidades melhores na vida temporal e eterna. A romaria corrobora para a transformação da mística e a espiritualidade do crente, por meio de gestos e compromissos concretos. O homem não tem, fundamentalmente, que compreender todo o significado estrutural de um símbolo, para absorvê-lo como símbolo, pois cada consciente captura a informação em um nível inconsciente imediato.

Resumo Inglês:

The work emphasizes the humanistic character of the geographical researches, sustained on observations and Pilgrim ́s body descriptions, their representations with the sacred, languages, social and cultural conditions developed within faith. The field of study is Canindé, one of the Ceará city considered the largest Franciscan sanctuary of Latin America, which has the second largest Franciscan pilgrimage in the world. The goal is to recognize in the pilgrims their stories, assumed attitudes and behaviors, using his own body as an object of faith and grace. In terms of methodology, it was made use of phenomenological historical research, participant observation and reconstruction of lines in order to interpret the social and religious phenomenon. Indeed, the demonstrations reveal a meaning that transcends the rational understanding. The devotee does not only endures the miseries of this life, but he or she is also driven to believe in better realities in the temporary and eternal life. The pilgrimage confirms the transformation of the mystical and the believer's spirituality, through concrete actions and commitments The man does not fundamentally have to understand all the structural meaning of a symbol, to absorb it as a symbol, because every conscious capture the information on a immediate unconscious level

Resumo Espanhol:

El trabajo enfatiza el carácter humanístico de las investigaciones geográficas, sustentadas en observaciones y descripciones del cuerpo del peregrino, sus representaciones con el sagrado, lenguajes, condiciones sociales y culturales desarrolladas en el espacio de fe. El campo de estudio es Canindé, municipio cearense considerado el mayor santuario franciscano de América Latina y que posee la segunda mayor romería fransciscana del mundo. El objetivo es reconocer en los romeros sus historias, actitudes y comportamientos asumidos, utilizando el próprio cuerpo como objeto de Fe y Gracia. Metodológicamente, se hace uso de la investigación histórica fenomenológica, de la observación participante y de la reconstrucción de las hablas, con el fin de interpretar el fenómeno social y religioso. Con efecto, las manifestacionesrevelan un significado que trascienden la comprensión racional. El devoto no sólo soporta las infelicidades de esa vida como aún es impulsado a creer en realidades mejores en la vida temporal y eterna. La romería corrobora para la transformación de la mística y la espiritualidad del creyente, por medio de gestos y compromisos concretos. El hombre no tiene, fundamentalmente, que comprender todo el significado estructural de un símbolo, para absorberlo como símbolo, pues cada consciente aprehende la información en un nivel inconciente inmediato.