Conversas com a música não ocidental: da composição do século XX para a formação do músico da atualidade

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Conversas com a música não ocidental: da composição do século XX para a formação do músico da atualidade

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Ana Luisa Fridman
Autor Correspondente: Ana Luisa Fridman | [email protected]

Palavras-chave: música não ocidental, composição, formação musical

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo estudaremos as influências de procedimentos da música não ocidental na obra de compositores do século XX, propondo que influências semelhantes possam ser estendidas à formação do músico da atualidade. Com este foco, partimos da amostragem de procedimentos utilizados por Claude Debussy e Steve Reich para a proposta de um exercício de improvisação a partir de uma canção africana. A aplicação de propostas semelhantes à amostrada no artigo visa contribuir para a utilização de linguagens multiculturais na formação do músico.



Resumo Inglês:

In this article we will study the influences of non-Western music procedures in the works of twentieth century composers, proposing that similar influences may be extended to the formation of the musician of our time. With this focus, we start from samples of procedures used by Claude Debussy and Steve Reich to then propose an improvisation exercise based on an African song. The application of similar proposals intends to contribute to the use of multicultural languages in the music training.