Colonização, religião e música sacra no Planalto Norte de Santa Catarina (1891-1923)

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Colonização, religião e música sacra no Planalto Norte de Santa Catarina (1891-1923)

Ano: 2022 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: Matheus Theodorovitz Prust
Autor Correspondente: Matheus Theodorovitz Prust | [email protected]

Palavras-chave: música - história - santa catarina, colonização - santa catarina, música sacra - santa catarina, paróquia de santa cruz de canoinhas, brasil - história - campanha do contestado

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo abordo a relação entre o processo de colonização do Planalto Norte catarinense e o concomitante desenvolvimento da Paróquia de Santa Cruz de Canoinhas, entre fins do século XIX e início do XX, com vistas a uma descrição da presença da música sacra naquele cenário. Através de fontes primárias (documentos da paróquia, cartoriais, iconografia) e bibliografia das áreas abarcadas, apresento um mapeamento do processo de desenvolvimento da estrutura musical da paróquia, tendo como marcos temporais o início das missões jesuíticas na região (1891) e o ano de mudança do primeiro vigário (1923). A discussão é pautada em aspectos da igreja romanizada de Pio IX e das determinações do Motu Proprio “Tra le sollecitudini” de Pio X. A partir do exposto, compreende-se que para a comunidade saxônica da região a igreja e seus aparatos (incluindo a música) tinham uma representatividade particular, compondo a rede social em suas permanências nas jovens vilas do estado. Procuro, ainda, chamar a atenção para a necessidade de expansão de investigações musicológicas para campos atualmente menos privilegiados, tais como o interior de Santa Catarina.



Resumo Inglês:

In this article we approach the relationship between the colonization process in the North Santa Catarina State and the concomitant development of the Paróquia Santa Cruz de Canoinhas, between the end of the 19th century and the beginning of the 20th, aiming a description of the presence of sacred music in that scenario. Using records from the curch, cartorials, iconography and bibliography of the areas covered, we present a mapping of the process of development of the musical structure at the Paróquia, having as temporal landmarks the beginning of the Jesuit missions in the region (1891) and the year of change of the first vicar (1923). The discussion is based on aspects of the Romanized Church of Pius IX and the determinations of the Motu Proprio “Inter pastoralis officci sollicitudines” of Pius X. It is understood that for the Saxon community of the region, the church and its apparatus (including music) were important for the life of the colonizers, composing the social network in their stays in the young villages of the state. We also aim to draw attention to the need to expand the musicological investigations about less privileged fields, such as the contryside of Santa Catarina.