Coisa Sonora em Cena: conceito, funções e potencialidades

Voz e Cena

Endereço:
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Prédio Multiuso I, Bloco A, sala A1 15/2. - Asa Norte
Brasília / DF
70910-900
Site: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/index
Telefone: (61) 3107-6134
ISSN: 2675-4584
Editor Chefe: César Lignelli
Início Publicação: 29/06/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Coisa Sonora em Cena: conceito, funções e potencialidades

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Marcio Gonçalves Vieira, César Lignelli
Autor Correspondente: Marcio Gonçalves Vieira | [email protected]

Palavras-chave: Conceito. Coisa sonora. Agência material. Udigrudi. Teatro.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo se propõe a apresentar o conceito de Coisa Sonorae suas potencialidades para as artes da cena, apontandoseus fundamentos, trajetória de concepção, utilizaçãoe algumas possibilidades de aplicação,tendo como referência os espetáculos O Cano (1998) e Ovo(2003), criados e apresentados pelo grupo de circo teatro Udigrudi. Além de acentuar os componentes usados para ativar o conceito de coisa sonora -coisa, agência material, linha e malha -concebidos no campo das epistemologias ecológicas, o artigo apresenta a narrativa do processo de criação de uma coisa sonoraespecífica -O Rex -, explicitando com singularidades as abstrações inerentes à construção conceitual.



Resumo Inglês:

This article proposes to present the concept of Sonorous Thingand its potentialities for the performing arts, pointing out its foundations, trajectory of conception, use and some application possibilities, having as reference the shows O Cano(1998) and Ovo(2003), created and presented by the Udigrudi circus theater group. In addition to accentuating the components used to activate the concept of Sonorous Thing -thing, material agency, line and mesh -conceived in the field of ecological epistemologies, the article presents the narrative of the process of creating aspecific Sonorous Thing -The Rex -, explaining with singularities the abstractions inherent to the conceptual construction.



Resumo Espanhol:

Este artículo propone presentar el concepto de Cosa Sonoray sus potencialidades para las artes escénicas, señalando sus fundamentos, trayectoria de concepción, uso y algunas posibilidades de aplicación, teniendo como referencia los espectáculos O Cano(1998) y Ovo(2003), creado y presentado por el grupo de teatro circense Udigrudi. Además de acentuar los componentes utilizados para activar el concepto de cosa sonora -cosa, agencia material, línea y malla -concebido en el campo de las epistemologías ecológicas, el artículo presenta la narrativa del proceso de creación de una cosa sonoraespecífica -The Rex -, explicando con singularidades las abstracciones inherentes a la construcción conceptual.