Bumba-meu-boi do Maranhão: uma releitura de seus primeiros registros sonoros

Revista Nupeart

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ISSN: 2358-0925
Editor Chefe: André Carreira
Início Publicação: 01/09/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Bumba-meu-boi do Maranhão: uma releitura de seus primeiros registros sonoros

Ano: 2016 | Volume: 16 | Número: 2
Autores: Daniel Lemos Cerqueira
Autor Correspondente: Daniel Lemos Cerqueira | [email protected]

Palavras-chave: bumba-meu-boi, etnomusicologia, políticas públicas de cultura.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O  presente  artigo  tem  como  objetivo  principal  elaborar  uma  análise  sonora  das  quatro  gravações  de  bumba-meu-boi  do  Maranhão  registradas  em  1938  através  da  Missão  de  Pesquisas  Folclóricas  do  Departamento  de  Cultura  do  município  de  São  Paulo,  coordenada  por  Mário  de  Andrade.  Serão  adotados  como   referência   os   padrões   estéticos   sonoros   característicos   da   atual   convenção  de  “sotaques”,  presente  tanto  em  estudos  acadêmicos  quanto  em  documentos oficiais do governo do Maranhão, fazendo uso de referências da  Etnomusicologia.  De  maneira  a  complementar  a  presente  análise,  serão  discutidas   questões   acerca   do   método   de   documentação   sonora   e   das   políticas  culturais  voltadas  à  patrimonialização  cultural, status  em  que  se  encontra  atualmente  a  manifestação  em  pauta.  Conclusões  reforçam  a   imprescindibilidade   de   ampliar   o   conceito   estabelecido   de   “cultura   maranhense”,  historicamente  sedimentado  através  das  políticas  culturais  do  governo estadual, e destacam a necessidade de haver mais estudos culturais sobre o Maranhão em uma perspectiva etnomusicológica.