Breves notas sobre patrimônio(s): As camisas e os cartazes nas instalações artísticas de Jonathas de Andrade

Cadernos NAUI

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ISSN: 2358-2448
Editor Chefe: Alicia Norma González de Castells
Início Publicação: 01/08/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo, Área de Estudo: Museologia

Breves notas sobre patrimônio(s): As camisas e os cartazes nas instalações artísticas de Jonathas de Andrade

Ano: 2017 | Volume: 6 | Número: 10
Autores: A.L. A. Neto
Autor Correspondente: A.L. A. Neto | [email protected]

Palavras-chave: Antropologia. Artes visuais. Museologia. Patrimônio

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nas linhas abaixo irei discorrer sobre patrimônios não hegemônicos, e ainda, a partir de trabalhos de arte, quero mostrar como essas linguagens artísticas podem ser elementos chave para refletir sobre as políticas patrimoniais de grupos minoritários. Apre sento dois trabalhos artísticos de Jonathas de Andrade: a instalação Cartazes para o Museu do Homem do Nordeste (2013) e Suar a Camisa (2014). Sendo que ambas fizeram parte de um projeto-exposição maior intitulado Museu do Homem do Nordeste (2014-2015) e este foi apresentado no Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro – RJ) entre o final de 2014 e início de 2015. Neste sentido ensaiarei movimentos que (re)pensam identidades e patrimônios dentro de museus. Além disso, faço uma breve contextualização sobre o camp o do patrimônio cultural a partir de Fonseca (2003), Velho (2006) e Freire (2003).



Resumo Inglês:

In the following paragraphs I will approach the non -hegemonic heritage, and by using art works my aim is to show how these artistic languages can become key elements to reflect upon heritage policies of minority groups. I present two artistic works of Jonathas de Andrade: the installation Cartazes para o Museu do Homem do Nordeste (2013) (Posters for the Museum of the Men of the Northeast, 2013) and Suar a Camisa (2014) (Sweat the Shirt, 2014). Both installations were part of a bigger projectexhibition called Museu do Homen do Nordeste (2014-2015), which was presented at the Museu de Arte do Ri o (Museum of Art of Rio) (Rio de Janeiro – RJ) by the end of 2014, and beginnings of 2015. In that sense I will essay about movements that (re)think identities and heritage inside museums. Furthermore, I will briefly contextualize the patrimonial field through authors such as Fonseca (2003), Velho (2006) and Freire (2003).