Brasilidade às avessas: ópera, samba e Natal à alemã no filme Aleluia, Gretchen! (1976)

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Brasilidade às avessas: ópera, samba e Natal à alemã no filme Aleluia, Gretchen! (1976)

Ano: 2015 | Volume: 17 | Número: 30
Autores: Rosane Kaminski
Autor Correspondente: Rosane Kaminski | [email protected]

Palavras-chave: cinema e história; cinema brasileiro; Sylvio Back.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste texto é refletir sobre as articulações entre cinema e história no contexto brasileiro dos anos 1970, a partir da análise do filme Aleluia, Gretchen! (1976), dirigido por Sylvio Back. O eixo da análise privilegia as relações de poder entre Repo, um serviçal negro, e Frau Lotte, sua patroa. A reflexão sobre o filme permite estabelecer aproximações entre o que é mostrado na tela e algumas questões centrais nos debates culturais e políticos do tempo em que ele foi realizado, mais especificamente o autoritarismo do governo militar e a sua proposta de Política Nacional de Cultura (PNC).



Resumo Inglês:

This article discusses the links between cinema and history in 1970’s Brazil by analyzing the film Aleluia, Gretchen! (1976), directed by Sylvio Back. We focus on the power relations between Repo, a black servant, and Frau Lotte, his mistress. We establish a connection between the film and a few issues that were at the core of the cultural and political debates of its time, specifically the authoritarianism of the military government and its National Cultural Policy (Política Nacional de Cultura - PNC).