Biocombustíveis e energias renováveis: temas da engenharia ambiental inseridos no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE)

Acta Iguazu

Endereço:
Rua Universitária, 2069
Cascavel / PR
85814-110
Site: http://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/index
Telefone: (45) 3220-3151
ISSN: 23164093
Editor Chefe: Reginaldo Ferreira Santos
Início Publicação: 31/12/2011
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Agronomia

Biocombustíveis e energias renováveis: temas da engenharia ambiental inseridos no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE)

Ano: 2013 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: W. C. Nadaletti; R. F. Santos; R. A. Bariccatti; J. Antonelli; P. Cremonez; E. Rossi
Autor Correspondente: W. C. Nadaletti | [email protected]

Palavras-chave: Bioenergia, BIOE, Educação Ambiental.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo teve por objetivo realizar uma análise acerca do quantitativo de Objetos Educacionais (OE) relacionados às energias renováveis, como por exemplo, o biocombustível, presentes no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) do Ministério da Educação. Ainda, com este trabalho pretendeu-se obter um panorama geral com relação ao total de OE que tratam aspectos ambientais disponível neste banco de dados. Além disso, com os crescentes problemas ambientais ligados à poluição desenfreada e a falta de conscientização da população como um todo, foi discutida a importância da abordagem de questões ambientais e de sustentabilidade em salas de aula com vistas ao desenvolvimento crítico na criança e no adolescente sobre a preservação da natureza e seus recursos. Por fim, fez-se uma abordagem sobre a função do BIOE no ensino superior devido a grande quantidade de recursos digitais voltados a esse nível do conhecimento e avaliou-se sua importância no ensino de modalidade a distância. Com relação a OE direcionados a biocombustíveis e recursos renováveis, poucos materiais digitais foram encontrados, apesar do grande número de OE sobre meio ambiente. Constatou-se a necessidade de inserção desses materiais como forma de auxilio na disseminação desses conteúdos em formato digital para professores que trabalham ou desejam abordar essa temática durante suas aulas ou palestras e alunos de qualquer nível de ensino que se interessam e necessitam desses OE para suas pesquisas e estudos.