A autenticidade negociada: gauchismo e bagualismo na música nativista

Rizoma

Endereço:
Av. Independência, 2293 - Bloco 15 - Sala 1506 - Universitário
Santa Cruz do Sul / RS
96815-900
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma
Telefone: (51) 3717-7536
ISSN: 2318-406X
Editor Chefe: Demétrio Azeredo
Início Publicação: 31/07/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

A autenticidade negociada: gauchismo e bagualismo na música nativista

Ano: 2014 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: F. B. Alvares, L. F. Lazarin
Autor Correspondente: L. F. Lazarin | [email protected]

Palavras-chave: identidade cultural, nativismo, mídia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo analisa os significados produzidos em duas entrevistas do músico Érlon Péricles. Procuramos entender como é produzida, como circula e como é consumida a identidade nativista no bojo da entrevista. A utilização da identidade cultural como recurso pelo Artista ocorre na interface de sua produção musical, da circulação através mídia e do consumo de sua música pelo público.



Resumo Inglês:

This paper analyzes meanings produced in an interview with the musician Érlon Péricles. From the interview, we have attempted to understand how the gaucho nativist identity is produced, and how it is spread and consumed. The use of cultural identity as a resource by the artist takes place in the interface of his musical production, its dissemination through the media, and its consumption by the audience.



Resumo Espanhol:

El artículo analiza los signifi cados producidos en dos entrevistas del músico Érlon Péricles. Procuramos entender como es producida, como circula y como es consumida la identidad nativista en la parte central de la entrevista. La utilización de la identidad cultural como recurso por el Artista ocurre en la interface de su producción musical, de la circulación de ella a través de la mídia y del consumo de su música por el público.