Atualmente, hoje em dia, no Brasil...

Working Papers Em Lingüística

Endereço:
Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Lingüística Caixa Postal 476
Florianópolis / SC
Site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/index
Telefone: (48) 3721-9581
ISSN: 1984-8420
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística

Atualmente, hoje em dia, no Brasil...

Ano: 1998 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Dirceu Cleber Conde
Autor Correspondente: D. C.Conde | [email protected]

Palavras-chave: Atualmente; Brasil; Hoje em dia; Adjunto adverbial; Rotula-se; Pré-vestibulandos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Há algum tempo auxiliei um colega na correção de textos de alunos e percebi que em aproximadamente 90% dos textos dissertativos havia no primeiro parágrafo dos trabalhos - quando não na primeira linha - as expressões atualmente, hoje em dia, no Brasil, e outras expressões mais com a mesma característica de adjunto adverbial indicando a atualidade e o espaço social brasileiro.
Normalmente, rotula-se esse fato como um clichê, um vício e simplesmente diz-se aos alunos para evitarem tal artifício. Encarar o fato rotulando-o de simples clichê seria fazer vistas grossas à problemática de como refletem e textualizam nossos alunos.
Para problematizar melhor a questão, vou expor a situação em que foram produzidos os textos dos alunos: os estudantes eram pré-vestibulandos; faziam parte do corpo discente dos cursinhos preparatórios, estavam na iminência de uma prova decisiva para suas vidas e tentavam aprender como construir um bom texto ou corrigir problemas de produção textual para a prova de redação.Para incitar os alunos a escreverem, normalmente os professores de cursinhos procuram temas polêmicos e que fazem parte do dia-a-dia dos estudantes.