ATRIBUTOS QUE ATRAEM A GERAÇÃO Y NA ESCOLHA DO EMPREGO IDEAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES VETERANOS

Contextus

Endereço:
Avenida da Universidade, 2486 - Benfica
Fortaleza / CE
60020-180
Site: http://www.periodicos.ufc.br/contextus
Telefone: (85) 3366-7792
ISSN: 2178-9258
Editor Chefe: Diego de Queiroz Machado
Início Publicação: 31/12/2002
Periodicidade: Quinzenal
Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Ciências Contábeis, Área de Estudo: Economia

ATRIBUTOS QUE ATRAEM A GERAÇÃO Y NA ESCOLHA DO EMPREGO IDEAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES VETERANOS

Ano: 2015 | Volume: 13 | Número: 3
Autores: Christian Falaster, Manuel Portugal Ferreira, Clóvis Reis
Autor Correspondente: Christian Falaster | [email protected]

Palavras-chave: Geração Y. Atratividade do emprego. Captação e retenção de talentos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A forma como a Geração Y valoriza o emprego é diferente das gerações anteriores, o que requere que as empresas se adaptem para captar e reter profissionais dessa geração. O objetivo geral deste estudo é identificar quais os atributos que atraem a Geração Y na escolha do emprego. Para tanto, coletaram-se dados por questionário junto a estudantes próximos ao final da graduação na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Neste trabalho, analisam-se os atributos rotina de trabalho, interação pessoal, desenvolvimento profissional, benefícios econômicos e responsabilidade social. Os resultados revelaram que essa geração valoriza de maneiras diferentes todos os atributos analisados. Esta pesquisa tem implicações práticas para as empresas quanto ao desempenho em conquistar e manter profissionais dessa geração.



Resumo Inglês:

The way which Generation Y perceives and values employment is different from the priorgenerations, requiring companies to adapt in order to recruit and retain this generation’sprofessionals. The main objective of this study is to analyze the attributes that attractGeneration Y employees in employment choice, a set of data was collected by questionnairepresented to students in final phases of undergraduate courses in Universidade Regional deBlumenau (FURB). The analyzed attributes were: work routine, personal interactions,professional development, economic benefits and social responsibility. The results reveal thatthis generation values all the approached aspects, but in different ways. This study hasimplications to practices regarding the improvement of ways to captivate and retain talent inthis generation.



Resumo Espanhol:

El modo cómo la Generación Y valora el trabajo es distinto de las épocas anteriores, lo querequiere que las empresas se adapten para atraer y retener a los profesionales de esta nuevageneración. El objetivo de este estudio es analizar los atributos que atraen a la Generación Yen la elección de su trabajo, se ha realizado este trabajo, en el que se recoge un conjunto dedatos por medio de cuestionarios aplicados junto a estudiantes en fin de carrera enUniversidade Regional de Blumenau (FURB). Se analizan los atributos asociados a la rutinadel trabajo, la interacción personal, el desarrollo profesional, los beneficios económicos y laresponsabilidad social. Los resultados revelan que la muestra valora de distintas maneras losatributos examinados. El estudio tiene implicaciones prácticas para las empresas en lo que serefiere a las capacidades y la permanencia de los trabajadores de esta generación.El modo cómo la Generación Y valora el trabajo es distinto de las épocas anteriores, lo querequiere que las empresas se adapten para atraer y retener a los profesionales de esta nuevageneración. El objetivo de este estudio es analizar los atributos que atraen a la Generación Yen la elección de su trabajo, se ha realizado este trabajo, en el que se recoge un conjunto dedatos por medio de cuestionarios aplicados junto a estudiantes en fin de carrera enUniversidade Regional de Blumenau (FURB). Se analizan los atributos asociados a la rutinadel trabajo, la interacción personal, el desarrollo profesional, los beneficios económicos y laresponsabilidad social. Los resultados revelan que la muestra valora de distintas maneras losatributos examinados. El estudio tiene implicaciones prácticas para las empresas en lo que serefiere a las capacidades y la permanencia de los trabajadores de esta generación.