Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1 0 ano do Ensino Fundamental

Revista Acadêmica Licencia&acturas

Endereço:
Rua Julio Hauser, 171 - Sete de Setembro
Ivoti / RS
93900000
Site: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/index
Telefone: (51) 3563-8600
ISSN: 2525-5754
Editor Chefe: Ailim Schwambach
Início Publicação: 30/06/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1 0 ano do Ensino Fundamental

Ano: 2014 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Fabiane Maria Picheth, Débora Carla Martins de O. Orenha, Michelle Mallassa, Priscila Chupil, Sandra Aparecida Silva Pereira
Autor Correspondente: Fabiane Maria Picheth | [email protected]

Palavras-chave: Scratch, Atividades lúdicas, Conteúdos curriculares, Habilidades de formação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo apresenta o resultado de experiências iniciais sobre a inserção do recurso Scratch na formação escolar de alunos do 1º ano do Ensino fundamental. A utilização deste recurso apontou uma necessidade inicial de aplicação de atividades prévias, visando à sensibilização e à retomada de conceitos, como a lateralidade, contagem numérica, resolução de problemas, sequência e localização espacial. Estas atividades foram organizadas com materiais concretos e situações lúdicas em sala de aula, visando estabelecer uma primeira relação entre as possibilidades do recurso e os conteúdos curriculares. Esta experiência trouxe resultados e reflexões importantes que são apontadas neste texto, como indicativo para a próxima etapa do projeto, que será a utilização em si do recurso Scratch no laboratório de informática.



Resumo Inglês:

This study presents the results of initial experiments on the introduction of the Scratch resource in the education of students in the 1st year of elementary school. The use of this resource was dependent upon an initial need for applying previous activities aiming at the sensitization to the recovery of concepts such as handedness, numerical counting, problem solving, sequencing, and spatial location. These activities were organized with concrete materials and recreational situations in the classroom, to establish an initial relationship between the capabilities of the Scratch resource with the curricular contents. This experience brought results and important insights that are outlined in this paper, as an indication for the next stage of the project, which will be the actual use of the Scratch feature itself in the computer lab.