A atenção na Cognição Inventiva e no Teatro

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

A atenção na Cognição Inventiva e no Teatro

Ano: 2016 | Volume: 11 | Número: 16
Autores: Sandra Meyer Nunes, Tatiani Borga
Autor Correspondente: Sandra Meyer Nunes | [email protected]

Palavras-chave: cognição invertida, teatro, atenção do ator

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo possui como foco a aten- ção, com apontamentos sobre o estudo de seu surgimento na filosofia e sua influência na psicologia moderna e no teatro. Por ser um conceito multidisciplinar, a atenção se encontra em vários campos de estudo, inclusive na arte, permitindo assim uma discussão sobre o mundo em que vivemos. Em tempos em que a quantidade de estímulos acaba por bombardear-nos de informações, o artigo trará alguns conceitos que convergem para o estudo da atenção em meio à tantas interferências. As referências para este estudo se encontram em publicações no campo da Educação, da Psicologia e do Teatro. O presente estudo propõe uma reflexão sobre a noção de atenção utilizada no método de aprendizagem e na cognição inventiva proposta por Virginia Kastrup, bem como a atenção no treinamento do ator/bailarino e na recep- ção do espectador. Relata ainda algumas práticas de atenção no teatro e na dança realizadas no Grupo de pesquisa O corpo-mente em Cena (PPGT/UDESC).



Resumo Inglês:

The focus of this article is the study of attention with a brief review of the early studies in the field of philosophy and their influence on modern psychology and theatre theories. Known a as multidisciplinary concept, attention can be found in different fields of study, including art which allows a rich discussion about the world we live especially in current times when we receive a massive amount of electronic and media information. This article will discuss some of the approaches which converge for the study of attention in such contexts. The main references came from the fields of education, psychology and theatre. We will focus on the concept of attention used on Virginia Kastrup´s learning and inventive cognition method, as well as the role of attention on the dancer/actor´s training and also on the spectators reception. It also reports some practices of attention in the theater and dance performed by The body-mind in scene research group (PPGT/UDESC).