Aspectos socioculturais no design de superfícies têxteis: um relato de experiência
DAPesquisa
Aspectos socioculturais no design de superfícies têxteis: um relato de experiência
Autor Correspondente: D. M. H. Maciel | [email protected]
Palavras-chave: design têxtil, design de moda, tecelagem-estudo e ensino (superior), moda e arte
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este artigo relata a experiência de uma prática pedagógica com foco no Design de superfícies têxteis. A prática compreendeu a criação de padronagens têxteis e teve como base a transposição de aspectos socioculturais de determinados países para a materialização de amostras têxteis. Realizada no primeiro semestre do ano letivo de 2019, a prática envolveu estudantes da disciplina de Padronagens têxteis, ministrada pela Professora Doutora Dulce Maria Holanda Maciel. Metodologicamente, este relato enquadra-se como pesquisa descritiva, qualitativa, bibliográfica e de campo, uma vez que sua coleta de dados envolveu levantamento bibliográfico e recortes dos trabalhos produzidos pelos estudantes,seguida de análise narrativa e interpretativa. Infere-se que a hipótese traçada pela professora sobre os futuros designers poderem articular aspectos socioculturais como fonte de pesquisa e de inspiração para a criação de novas padronagens têxteis foi corroborada mediante a literatura investigada e a experiência relatada.
Resumo Inglês:
This article reports the experience of a pedagogical practice focused on the design of textile surfaces. The practice included the creation of textile patterns and was based on the transposition of socio-cultural aspects of certain countries for the materialization of textile samples. Held in the first semester of the 2019 school year, the practice involved students in the Textile Patterns discipline, taught by Professor Dulce Maria Holanda Maciel. Methodologically, this report fits as descriptive, qualitative, bibliographic and field research, since its data collection involved bibliographic survey and clippings of the works produced by the students, followed by narrative and interpretative analysis. It is inferred that the hypothesis outlined by the professor about future designers being able to articulate socio-cultural aspects asa source of research and inspiration for the creation of new textile patterns was corroborated through the investigated literature and the reported experience.