ASPECTOS PLUVIOMÉTRICOS E HETEROGENEIDADE DO RELEVO NA DISPONIBILIDADE HÍDRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI/MOSSORÓ (RN, BRASIL)

Revista Geotemas

Endereço:
Rodovia BR-405, km 03 - Departamento de Geografia - Arizona
Pau dos Ferros / RN
59900-000
Site: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/index
Telefone: (84) 9941-4222
ISSN: 2236-255X
Editor Chefe: Josué Alencar Bezerra
Início Publicação: 01/06/2011
Periodicidade: Quinzenal
Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional

ASPECTOS PLUVIOMÉTRICOS E HETEROGENEIDADE DO RELEVO NA DISPONIBILIDADE HÍDRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI/MOSSORÓ (RN, BRASIL)

Ano: 2018 | Volume: 8 | Número: 3
Autores: David Hélio Miranda de Medeiros, Andrea Almeida Cavalcante, Lidriana de Souza Pinheiro
Autor Correspondente: David Hélio Miranda de Medeiros | [email protected]

Palavras-chave: Rios, Semiárido, Pluviometria, Geoestatística

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esta pesquisa objetiva associar a variação espacial da pluviometria e relevo, para disponibilidade hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró (RN, Brasil). Foram utilizados uma série de dados temporais de precipitação pluviométrica (mm) entre os anos de 1983 a 2013, de 38 postos de monitoramento localizados ao longo da área de estudo, obtidos a partir do banco de dados disponibilizado pelas instituições ANA, CPRM, EMPARN e SUDENE. Os dados foram submetidos ao procedimento geoestatístico de interpolação, pelo método de ponderação pelo inverso da distância (IDW). Foi observada a divisão em sub-regiões pluviométricas bem definidas: no trecho que engloba o alto curso do Rio Apodi/Mossoró, as precipitações estão entre 821 a 1.284 mm; os níveis de chuvas entre 742 a 821 mm dominam maior parte da porção do médio curso; e no baixo curso, foi caracterizado pelo clima mais seco, uma vez que os índices de chuvas oscilam entre 534 a 742 mm. Os resultados corroboraram a influência do domínio de maciços residuais (platôs na ordem de 700 e 750 m) na pluviometria, nos trechos iniciais da bacia hidrográfica. Portanto, as condições da dinâmica atmosférica e heterogeneidade da morfologia do relevo influenciam nas variações temporais e espaciais da precipitação pluviométrica da área de estudo.