Artífices de seu ofício: a relação entre a formação e a remuneração dos professores das redes públicas piauienses (1996-2016)

Cadernos do CEOM

Endereço:
Rua Líbano 111-D - Passo dos Fortes
Chapecó / SC
89805-510
Site: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc
Telefone: (49) 3323-4779
ISSN: 2175-0173
Editor Chefe: Mirian Carbonera
Início Publicação: 01/01/1986
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Arqueologia, Área de Estudo: História

Artífices de seu ofício: a relação entre a formação e a remuneração dos professores das redes públicas piauienses (1996-2016)

Ano: 2020 | Volume: 33 | Número: 53
Autores: Marcelo Sousa Neto
Autor Correspondente: Marcelo Sousa Neto | [email protected]

Palavras-chave: professor, formação, remuneração

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esta resenha apresenta as ideias do livro Artífices de seu ofício: a relação entre a formação e remuneração dos professores das redes públicas piauienses (1996-2016), de Isabel Cristina da Silva Fontineles. A obra analisa a relação entre a formação e o vencimento salarial dos docentes das redes públicas de ensino, tomando como recorte o Estado do Piauí, relacionando-o ao contexto das políticas nacionais de formação e remuneração de professores, no interstício de 1996 a 2016.  A escrita é fundamentada em dados tabulados sobre vencimento e remuneração dos professores, procurando dialogar com os instrumentos legais editados no período. Destaca-se ainda o levantamento histórico realizado, discutindo a temática enquanto agenda de Estado. A autora elabora uma profunda crítica, lastreada nos dados tabulados de que, no Piauí, em relação à valorização dos docentes por formação acadêmica, há limitadas políticas voltadas a formação de professores e ausência de definição de percentuais de ganho salarial por formação acadêmica, elementos considerados, em sua escrita, fundamentais de estímulo à formação profissional. Por fim, discute os distanciamentos entre as propostas de formação e remuneração entre a Rede Estadual de Educação do Piauí e a Rede Municipal de Educação de Teresina.