Apropriações da morte católica por africanos e seus descendentes no Rio de Janeiro setecentista

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Editor Chefe: Roberto Sávio Rosa
Início Publicação: 31/12/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

Apropriações da morte católica por africanos e seus descendentes no Rio de Janeiro setecentista

Ano: 2007 | Volume: 10 | Número: 18
Autores: C. Rodrigues
Autor Correspondente: Cláudia Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: Morte católica, Catequese, Escravidão

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, analiso como, no
Rio de Janeiro do século XVIII, africanos,
forros e seus descendentes se apropriaram
de forma diferenciada das representações
sobre a morte católica. Testamentos de
membros do grupo em questão foram os
que mais apresentaram uma concepção
atemorizada da morte e do além túmulo,
o que leva à hipótese de este fato estar relacionado
à conjugação de dois fatores: as
especifi cidades da catequese dos negros
na sociedade colonial e a presença de
elementos herdados das concepções africanas
sobre a morte. Com esta hipótese,
afasto-me de análises dicotômicas que
compreendem tais representações como
decorrentes de uma aceitação passiva ou
da simples rejeição do catolicismo pelos
testadores negros. Ao contrário, chamo
a atenção para a necessidade de se considerar
a complexidade dos processos
históricos, especifi camente no que diz
respeito ao campo das religiosidades.



Resumo Inglês:

In this article, I analyze as, in
Rio de Janeiro of the century XVIII, Africans,
freed people and their descendants
appropriated in differentiated way of the
representations on the Catholic death.
Wills of members of the group in subject
were what more presented a frightening
conception of the death life after it, what
takes to the hypothesis of that this event
is connected to the combination of two
factors: the specifi cations of the Black
people catechesis in the colonial society
and the presence of inherited elements
from the African principles concerning
death. With this hypothesis, I stand back
of dichotomous analysis that understand
such representations as current of a passive
acceptance or even from the simple
decline of the Catholic Black testators. To
the opposite, I get the attention for the
need of considering the complexity of the
historical processes, specifi cally about of
the fi eld of the religiosities.