Aprendizagem Vivencial no Jogo de Empresas SOLOG: Perspectivas Neurocientíficas no Estudo das Competências Humanas

Revista LAGOS

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ISSN: 2317-5605
Editor Chefe: Murilo Alvarenga Oliveira
Início Publicação: 08/11/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Administração

Aprendizagem Vivencial no Jogo de Empresas SOLOG: Perspectivas Neurocientíficas no Estudo das Competências Humanas

Ano: 2014 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: C. O. Afonso, F. Bardano, P. Maitan, W. Souza
Autor Correspondente: C. O. Afonso | [email protected]

Palavras-chave: competências, jogos de empresas, aprendizagem vivencial

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo da aprendizagem baseada em prática procura compreender como o conhecimento é produzido, e a utilização dos jogos de empresas contribui para a validação do conceito por meio da observação e apuração das competências humanas ao longo do processo. Para a produção do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa empírica junto à turma de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que utilizou o jogo de empresas SOLOG, parte integrante do programa da disciplina Laboratório de Gestão Simulada. O objetivo do estudo é configurar as competências humanas que contribuíram para a construção do trabalho e da aprendizagem vivencial a partir de perspectivas neurocientíficas e da visão dos participantes. Os resultados levaram à constatação de que a interação entre os membros do grupo, pelo trabalho em equipe ao longo do processo de simulação do jogo, foi a maior responsável pelo desenvolvimento e consolidação de novas competências, mas que o procedimento requer, para sua maior eficácia, um tempo maior de desenvolvimento.