Logos & Culturas

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ISSN: 2763-986X
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 08/07/2021
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Antropologia filosófica vaziana: as concepções do homem na Filosofia Contemporânea e a categoria de pessoa

Ano: 2021 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Isaias Mendes Barbosa
Autor Correspondente: I. M. Barbosa | [email protected]

Palavras-chave: Modernidade, contemporaneidade, Antropologia, pessoa, transcendental

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A questão do homem para Lima Vaz é basilar na antropologia filosófica. Sobre esse foco podemos entender a crítica à Modernidade (contemporânea) como promotora da crise do ser (humano) e ciência que ora reduziu a concepção de homem as múltiplas faces, ora fragmentou tal concepção na sua integralidade, ora excluiu os elementos da tradição (metafísica, ontologia, cultura, história) que constituam a antropologia no seu nível mais alto. O método da anamnese que equaliza o objeto ao sujeito da antropologia tanto retoma a história em que se formou a antropologia filosófica como rearticula as diversas imagens aporéticas de homem que se firmara no tempo, mas foram tratadas de modo opositivo. Nesse processo de reflexão crítica e reconstrução filosófica se delineia a compreensão do homem ao seu estado mais elevado, na categoria de pessoa. Assim, a pesquisa trata na antropologia vaziana sobre 1) a crise moderna-contemporânea da antropologia, 2) as diversas concepções do homem na contemporaneidade e 3) os pontos prévios da antropologia vaziana e a categoria de pessoa. Após a apresentação de algumas aporias acerca do homem nas “ciências do homem” e Lima Vaz retoma ao fundamento de relação, estruturação e constituição do homem presente na tradição ocidental. Nesse processo a categoria de pessoa demonstra ser a síntese integral da antropologia filosófica entre o transcendente e o imanente, o dado e a forma, a finitude e a imortalidade, o sujeito e o objeto do ser. Portanto, uma antropologia filosófica cuja fonte e riqueza deriva do transcendental, absoluto.



Resumo Inglês:

The question of man for Lima Vaz is fundamental in philosophicalanthropology. Through this lens we can understand the criticism of Modernity(contemporary) as a promoter of the crisis of being (human) and of science that in onemoment reduced the conception of man to multiple faces; in another momentfragmented that conception in its completeness; in another moment excluded theelements of tradition (metaphysics, ontology, culture, history) that constituteanthropology at its highest level. The anamnesis method that equates the object to thesubject of anthropology both takes up the history in which philosophical anthropologywas formed and the various aporetic images of man that were established in time butwere treated as oppositive. In the process of critical reflection and philosophicalreconstruction, the understanding of man raised to his highest state is outlined in thecategory of person. Thus, the research looks at Vazian anthropology as 1) the modern-contemporary crisis of anthropology, 2) the various conceptions of man incontemporaneity and 3) previous points of Vazian anthropology and the category ofperson. After the presentation of some aporias about man in the“sciences of man”, Lima Vaz returns to the foundation of relationship, structuring and constitution of manpresent in western tradition. In this process, the category of person shows itself to be theintegral synthesis of philosophical anthropology between transcendent and immanent,data and form, finitude and immortality, subject and object of being. Thus, aphilosophical anthropology whose source and richness derive from the transcendental, the absolute.