Antropologia e mística em Lima Vaz

Kairós

Endereço:
Rua Tenente Benévolo - 201 - Centro
Fortaleza / CE
60160-040
Site: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/index
Telefone: (85) 9985-5030
ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Antropologia e mística em Lima Vaz

Ano: 2015 | Volume: 12 | Número: Especial
Autores: M. C. de Sousa
Autor Correspondente: M. C. de Sousa | [email protected]

Palavras-chave: Antropologia. Mística. Espírito. Transcendência. Inteligência espiritual.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Reflete o pensamento de Lima Vaz sobre a experiência antropológica da Mística. O Filósofo brasileiro compreende que a espiritualidade é uma dimensão constitutiva do ser humano e que é um imperativo, no mundo pós-moderno, o aprofundamento sobre o sentido da relação entre o Eu e o Absoluto sempre ocorrente na realidade. A experiência mística é um sinal desta presença amorosa de Deus no mundo e um fator indispensável de humanização.



Resumo Francês:

L'article reflète le pensée de Lima Vaz sur l'expérience anthropologique de la Mysthique. Le philosophe brésilien considère que la spiritualité est une dimension constitutive de l'être humain et qui est un "must" dans le monde postmoderne, l'approfondissement du sens de la relation entre le Soi et l'Absolu toujours présent dans la réalité. L'expérience mystique est un signe de la présence aimoureuse de Dieu dans le monde et un facteur essentiel de l'humanisation.