Análise do jogo MixQuímico no ensino de química segundo o contexto da teoria da aprendizagem significativa

Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia

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ISSN: 1982-873X
Editor Chefe: Sani de Carvalho Rutz da Silva
Início Publicação: 01/04/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Análise do jogo MixQuímico no ensino de química segundo o contexto da teoria da aprendizagem significativa

Ano: 2019 | Volume: 12 | Número: 2
Autores: F. A. Silveira, A. K. P. Vasconcelos, C. G. Sampaio
Autor Correspondente: F. A. Silveira | [email protected]

Palavras-chave: ensino de química, jogo de tabuleiro, aprendizagem significativa

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A investigação tem como objetivo analisar o uso de um jogo pedagógico de tabuleiro no processo de ensino e aprendizagem de Química sob o contexto da Teoria da Aprendizagem Significativa. O jogo é composto de um tabuleiro construído com materiais de baixo custo com quatro divisões que abordam diferentes conteúdos de Química. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes da 1° série do Ensino Médio de uma escola estadual profissionalizante em Fortaleza. Utilizou-se como campo metodológico uma abordagem qualitativa pautada no estudo de caso. Conforme os resultados os estudantes apresentaram evolução dos seus conceitos adquiridos nos quais foram sendo aprimorados perante a aquisição de novos significados através do uso do jogo MixQuímico. Esse corroborou uma chance a mais de assimilar o conteúdo que foi estudado e contribuiu para identificar indícios de uma Aprendizagem Significativa. Com base ainda nos resultados obtidos concluiu-se na eficácia do jogo enquanto material didático de apoio. 

Resumo Inglês:

The objective of this research is to analyze the use of a pedagogical board game in the teaching and learning process of Chemistry under the context of Significant Learning Theory. The game consists of a board built with materials of low cost with four divisions that approach different contents of Chemistry. The subjects of the research were high school students of a state vocational school in Fortaleza. A qualitative approach based on the case study was used as methodological field. According to the results the students presented evolution of their acquired concepts in which they were being improved in the acquisition of new meanings through the use of the game MixQuímico. This corroborated one more chance to assimilate the content that was studied and contributed to identify indications of Meaningful Learning. On the basis of the results obtained, the effectiveness of the game was concluded as supporting teaching material.