Análise da Satisfação dos Usuários em Simulações de Empresas e sua Influência no Desempenho da Empresa Simulada: A Experiência do Simulador de Operações Logísticas (SOLOG)

Revista LAGOS

Endereço:
Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira - 783 - Aterrado
Volta Redonda / RJ
Site: http://www.lagos.vr.uff.br
Telefone: (24) 3076-8773
ISSN: 2317-5605
Editor Chefe: Murilo Alvarenga Oliveira
Início Publicação: 08/11/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Administração

Análise da Satisfação dos Usuários em Simulações de Empresas e sua Influência no Desempenho da Empresa Simulada: A Experiência do Simulador de Operações Logísticas (SOLOG)

Ano: 2014 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: A. R. P. Junior, D. A. de Oliveira, S. L. F. de C. Silva
Autor Correspondente: A. R. P. Junior | [email protected]

Palavras-chave: satisfação, jogos de empresa, solog

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A técnica de simulação de empresas trata-se de uma alternativa de prática vivencial com objetivo de gerar conhecimento. O presente estudo tem como objetivo analisar a satisfação de usuários em simulações de empresas e sua influência no desempenho da empresa simulada, sendo realizado a partir da experiência de uma turma de Mestrado Profissional, dividida em seis grupos de participantes com perfis profissionais diversificados. Foi utilizado o Simulador de Operações Logísticas – SOLOG. O instrumento de coleta incluiu seis itens que podem ser considerados atributos para a: (1) regras do jogo; (2) resultados; (3) forma que os grupos foram formados; (4) atuação do professor/ instrutor; (5) apresentação gráfica do ambiente de jogo; (6) tempo da consecução das rodadas. A análise dos dados permitiu identificar que há diferenças na satisfação entre os participantes. Outro ponto é que um percentual dos participantes identificou que os conhecimentos em logística como predominantes, o que talvez não fosse o foco da disciplina. Percebeu-se que a temática ainda necessita de estudos, principalmente referentes à medição de seus efeitos sobre os participantes e a satisfação dos mesmos.