Análise da percepção ambiental e as práticas sustentáveis da comunidade jovem do município de Lajes-RN

Revista GEOUECE

Endereço:
Avenida Silas Munguba, 1700 - Itaperi
Fortaleza / CE
60714903
Site: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/issue/view/277
Telefone: (55) 8599-6349
ISSN: 2317-028X
Editor Chefe: Denise Cristina Bomtempo
Início Publicação: 20/12/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Geografia

Análise da percepção ambiental e as práticas sustentáveis da comunidade jovem do município de Lajes-RN

Ano: 2020 | Volume: 9 | Número: 17
Autores: Marisa Ribeiro Moura de Abreu Samara dos Santos Forte Melissa de Freitas Nogueira João Capistrano de Abreu Neto
Autor Correspondente: M. R. M. de Abreu; S. S. Forte; M. F. Nogueira; J.C. Abreu Neto. | [email protected]

Palavras-chave: Educação ambiental.Atitudes sustentáveis.Preservação.Meio ambiente.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

É perceptível que a sociedade, em sua maioria, conhece o meio ambiente e sua importância para a sobrevivência humana, por isso a necessidade de preservá-lo. Fala-se que os jovens tem papel fundamental de cuidar e preservar o meio ambiente, pois são os responsáveis pelo futuro do mundo e das gerações futuras, por conseguinte, são os que mais deveriam ter atitudes sustentáveis. Todavia, apesar do amplo diálogo a respeito dos impactos que o meio ambiente vem sofrendo, a aplicabilidade da percepção já adquirida frequentemente não é colocada em prática. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção ambiental dos jovens do município de Lajes sobre suas práticas sustentáveis. Esta foi dividida em três etapas (análise bibliográfica, prática de campo e integração dos dados) e teve como finalidade ponderar a percepção por meio de metodologia exploratória e descritiva e questionário, onde avaliou-se a relação entre a teoria e a prática no cotidiano. Verificou-se que a percepção ambiental dos jovens e suas formas de agir quanto à preservação do meio, é insatisfatória, pois existe na teoria a noção do entendimento das ações que geram impactos ambientais, entretanto, na prática não é feito nada para reverter a situação da degradação ambiental. Não apenas os jovens, mas toda a sociedade junto com o governo deve ter práticas proativas quando o assunto é preservar o meio. Se faz necessário mais debate junto à comunidade para gerar mais ações em defesa do meio ambiente.



Resumo Espanhol:

Es notable que la mayoría de la sociedad conoce el medio ambiente y su importancia para la supervivencia humana, por lo que es necesario preservarlo. Se dice que los jóvenes juegan un papel fundamental en el cuidado y la preservación del medio ambiente, ya que son responsables del futuro del mundo y de las generaciones futuras, por lo tanto, deben tener las actitudes más sostenibles. Sin embargo, a pesar del amplio diálogo sobre los impactos que ha sufrido el medio ambiente, la aplicabilidad de la percepción ya adquirida a menudo no se pone en práctica. El objetivo de la investigación fue analizar la percepción ambiental de los jóvenes del municipio de Lajes sobre sus prácticas sostenibles. Este se dividió en tres etapas (análisis bibliográfico, práctica de campo e integración de datos) y apuntó a la percepción de peso a través de una metodología exploratoria y descriptiva y un cuestionario, que evaluó la relación entre la teoría y la práctica en la vida diaria. Se descubrió que la percepción ambiental de los jóvenes y sus formas de actuar con respecto a la preservación del medio ambiente no es satisfactoria, porque en teoría existe la noción de comprender las acciones que generan impactos ambientales, sin embargo, en la práctica no se hace nada para revertir la situación. de degradación ambiental. No solo los jóvenes, sino toda la sociedad junto con el gobierno deben tener prácticas proactivas cuando se trata de preservar el medio ambiente. Se necesita más debate con la comunidad para generar más acciones en defensa del medio ambiente.Palabras clave:Educación ambiental.Actitudes sostenibles.Preservación.Medio ambiente.