A abordagem oportunista da Teoria Positiva da Contabilidade (PAT) falha ao explicar as escolhas feitas na OGX: uma situação anômala?

REVISTA DE CONTABILIDADE E ORGANIZAÇÕES - RCO

Endereço:
Avenida Bandeirantes - 3900 - Vila Monte Alegre
Ribeirão Preto / SP
14040-905
Site: http://www.revistas.usp.br/rco
Telefone: (16) 3315-9086
ISSN: 1982-6486
Editor Chefe: Flávia Zóboli Dalmacio
Início Publicação: 01/12/2007
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

A abordagem oportunista da Teoria Positiva da Contabilidade (PAT) falha ao explicar as escolhas feitas na OGX: uma situação anômala?

Ano: 2019 | Volume: 13 | Número: Não se aplica
Autores: Adolfo Henrique Coutinho e Silva, Moacir Sancovschi, Ariane Gabriela Chagas dos Santos
Autor Correspondente: Adolfo Henrique Coutinho e Silva | [email protected]

Palavras-chave: escolhas contábeis, gerenciamento de resultados, teoria positiva da contabilidade, abordagem eficiente, estudo de caso

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem dois objetivos: (1) demonstrar que as principais escolhas contábeis feitas pelos contadores e gerentes da OGX Company ao longo de todo o ciclo de vida de seus negócios não foram oportunistas, como frequentemente sugerido pelas hipóteses da Teoria Positiva da Contabilidade; e (2) demonstrar que essas escolhas contábeis podem ser melhor explicadas pela Teoria dos Escândalos Corporativos, pela Hipótese do Monitoramento e pela Hipótese da Reputação Corporativa. A pesquisa foi conduzida usando um estudo de caso longitudinal, de 2006 a 2015, a fim de identificar decisões contábeis visíveis nos relatórios anuais das demonstrações financeiras. Verificou-se que a empresa analisada tinha incentivos para a realização de escolhas contábeis oportunistas, como as previstas pelas hipóteses da PAT, e também passou por diversas situações em seu ciclo de vida comercial que poderiam ter influenciado a realização de escolhas contábeis oportunistas. No entanto, não há evidências de que a Companhia tenha feito uso de alterações contábeis oportunistas para aumento do resultado para impactar seus covenants de dívida financeira e plano de bonus dos administradores, ou redução do resultado para evitar a intervenção do governo, conforme sugerido pela abordagem oportunista da PAT.