“VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOL.

Revista Prática Docente

Endereço:
Rua Vilmar Fernandes, 300 - Bairro Santa Luzia
Confresa / MT
78652-000
Site: http://www.periodicos.cfs.ifmt.edu.br
Telefone: (66) 3564-2600
ISSN: 25262149
Editor Chefe: Thiago Beirigo Lopes
Início Publicação: 30/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

“VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOL.

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Fernanda Welter Adams, Raquel Martins de Oliveira, Ângela Claúdia Dias Domingues
Autor Correspondente: Fernanda Welter Adams | [email protected]

Palavras-chave: Ensino Contextualizado, interdisciplinaridade, Química, Línguas e Literatura.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A educação deve acompanhar as constantes mudanças enfrentadas pela sociedade, buscando motivar os alunos para o aprendizado e convívio social. Nessa perspectiva, o projeto de ensino “Valentine’s Day: Valorize quem te faz bem” foi trabalhado com os alunos de forma contextualizada e interdisciplinar, buscando a motivação e reflexão frente às relações interpessoais, bem como sobre o consumismo desenfreado, destaca-se que o mesmo foi desenvolvido entre os meses de maio e junho de 2018. Objetiva-se relatar as potencialidades/aprendizagem desenvolvidas por meio do projeto de ensino citado, por meio da reflexão de 3 professoras envolvidas. Assim, trata-se de um relato de experiência, tendo a observação participante como instrumento de coleta de dados. Participaram do desenvolvimento do projeto alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio Integrado (Técnico em Agropecuária, Alimentos e Informática). O projeto permitiu a relação entre a química e a linguagem, por meio da elaboração de textos em português, espanhol e inglês, cartazes e apresentações. Além de permitir um início da superação da alienação motivada pelo consumo desenfreado, proporcionando aos estudantes a reflexão e valorização do sujeito. Por fim, destaca-se a importância do desenvolvimento de projetos interdisciplinares para a garantia do desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.