“Entre o dispor-se e o deixar vir”: elos entre a “ética da criação” de Dorival Caymmi e a legitimidade da bossa nova

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Editor Chefe: Maria Eduarda Araújo Guimarães
Início Publicação: 31/01/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

“Entre o dispor-se e o deixar vir”: elos entre a “ética da criação” de Dorival Caymmi e a legitimidade da bossa nova

Ano: 2010 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Daniela Ribas Ghezzi
Autor Correspondente: Revista Iara | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto se propõe a indicar as possíveis relações entre a obra do compositor
Dorival Caymmi (cuja estréia no meio musical é nos anos 1930) e o estilo deflagrado
no final dos anos 1950 conhecido como Bossa Nova. Procura-se estabelecer relações
entre os respectivos processos composicionais, identificando no de Caymmi
elementos que se transformariam em princípios de legitimidade de longa duração na
história da MPB.



Resumo Inglês:

This text proposes to indicate the possible relationship between the work of
composer Dorival Caymmi (whose debut in the musical world is at the 1930s) and
style triggered in the late 1950s, known as Bossa Nova. It seeks to establish
relations between their compositional process, identifying at the Caymmi’s work,
elements that would become long-term legitimacy principles for the history of MPB.