Vias tortas, papo reto: a centralidade da literatura da favela

Odisseia

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ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

Vias tortas, papo reto: a centralidade da literatura da favela

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: Especial
Autores: RIAL Y COSTAS, G., CHIAPPINI, L.
Autor Correspondente: RIAL Y COSTAS, G. | [email protected]

Palavras-chave: Literatura, favela, FLUP, cânone, romance

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo aborda a paradigmática Festa Literária das Periferias (FLUP) no Rio de Janeiro e a sua prolífica produção de novos autores, incluindo material empírico próprio, baseado numa etnografia multi-situadade nove anos da festa com os dois leitmotiv: o “abraço coletivo” e o “papo reto”. Assim, contempla-se o papel dos mediadores culturais, ao indagar pela centralidade da literatura da favela, apresentando, analisando e destacando seus valores. Para isso, escolhemos três romances, (Só por hoje, de Julio Ludemir, 2012; Cidade de Deus Z, de Julio Pecly, 2015; e A número um, de Raquel de Oliveira, 2015) surgidos na ou ligados à FLUP para uma leitura filológica e cultural. No final, explicitam-se algumas questões sobre a dimensão estética e os valores em jogo nessa nova literatura, questões polêmicas que podem abrir novos caminhos para esta pesquisa.



Resumo Inglês:

This article is about the paradigmatic Festa Literária das Periferias (FLUP) in Rio de Janeiro and its prolific production of new authors including own empiric material based on a multi-sited ethnography covering the nine years of the festival by suggesting the two leitmotifs “abraço coletivo” (collective hug) and “papo reto” (real talk). By doing this, we contemplate the role of cultural mediators and ask for the centrality of favela literature by presenting, analyzing and emphasizing its values. Thus we chose three novels (Só por hojeby Julio Ludemir 2012; Cidade de Deus Z by Julio Pecly 2015 and A número um by Raquel de Oliveira 2015) from or linked to FLUP for a philologic and cultural reading of their texts. Finally, we raise again the question about aesthetic values in relation to favela literature, which may open new paths to this research.