Utilizando o Role Playing Game para desenvolverhabilidades matemáticas

Brazilian Electronic Journal of Mathematics

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ISSN: 2675-1313
Editor Chefe: Profa. Dra. Milena Almeida Leite Brandão
Início Publicação: 24/03/2020
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Probabilidade e estatística, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Engenharias

Utilizando o Role Playing Game para desenvolverhabilidades matemáticas

Ano: 2023 | Volume: 4 | Número: Não se aplica
Autores: PEIXOTO, M. da S., ALBINO, H. H.
Autor Correspondente: PEIXOTO, M. da S. | [email protected]

Palavras-chave: rpg, lúdico, habilidades, ensino da matemática

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem o objetivo de propor uma ferramenta auxiliar no ensino da Matemática para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II, utilizando o jogo “Gênios do Cálculo RPG”, visando o desenvolvimento de habilidades, onde, através de uma história envolvente, o aluno terá a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo. Ao final, são apresentadas sugestões para que professores possam utilizá-lo como ferramenta de ensino de acordo com seus objetivos.



Resumo Inglês:

The objective of this article is proposing a supporting tool to the teaching of Mathematics to 6th grade students, making use of the game “Gênios do Cálculo RPG”, aiming at the development of abilities, where, through an engaging story, the student will have the opportunity to learn and have fun simultaneously. By the end of the article, suggestions for the use of the game as a teaching tool by teachers according to their objectives are presented.



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene el objetivo de proponer una herramienta auxiliar en la enseñanza de las Matemáticas para estudiantes del sexto año de los últimos años de Ensino Fundamental, utilizando el juego “Gênios do Cálculo RPG”, producto educativo, com vistas a desarrollo de competencias, mediante una historia motivadora, el estudiantes tendrá la oportunidad de aprender y divertirse al mismo tiempo. Al final se presentan sugerencias para que los docentes puedan utilizarlo como una herramienta didáctica de acuerdo a sus objetivos. Por lo tanto, la idea es que los docentes utilicen este juego con sus estudiantes. Y además, que sirva de inspiración para que nuevos juegos sean desarrollados y aplicados por los profesores de Matemáticas en los diferentes años de Ensino Fundamental como en Ensino Médio, según el plan de estudios.