Um corpo na dança contemporânea brasileira: percurso de rupturas e afirmações

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ISSN: 1676-2592
Editor Chefe: Antonio Carlos Dias Junior
Início Publicação: 30/09/1999
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Educação

Um corpo na dança contemporânea brasileira: percurso de rupturas e afirmações

Ano: 2011 | Volume: 12 | Número: 2
Autores: Lilian Vilela
Autor Correspondente: Lilian Vilela | [email protected]

Palavras-chave: dança, dança contemporânea, história da dança, bailarina

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto faz parte de uma pesquisa de doutorado realizada no Laborarte/ UNICAMP, com foco central na história de vida artística de Denise Stutz, bailarina brasileira, e seu percurso de atuação desde a década de 1970 até os dias atuais. O recorte aqui refere-se ao seu período de questionamento com a dança e sua experiência no campo teatral e da performance, em um momento de ruptura estética e existencial. Esta pesquisa alia voz e corpo em seus aspectos sensíveis, adotando como procedimento metodológico na pesquisa qualitativa, a transcriação de suas narrativas orais e as análises de movimento integradas às análises de espetáculo das narrativas cênicas de obras de referência na trajetória da bailarina. Costurando as reflexões estéticas vividas e encenadas podemos constatar a potência da arte da dança como modo de percepção, transformação e criação de si mesmo, e desta dança como discurso pronunciado pelo corpo-sujeito no mundo e para o mundo circundante.



Resumo Inglês:

This paper is part of a doctorate research made at Laborarte/UNICAMP from which the main focus is the story of artistic life of Denise Stutz, Brazilian dancer, and her way of acting since the 1970 until today. The specific aproach of this work refers to the period of questioning the dance and her experience in drama and performance, in a moment of esthetical and existential crisis. This research puts together voice and body in their sensitive aspects adopting as a methodological procedure in the qualitative research, the transcriation of her oral narratives and the movement analysis integrated to the analysis of the spectacle of reference works in the way of the dancer. Sewing aesthetic reflections experienced and played we may confirm the power of the art of dancing as a way of perception, transformation and creation of oneself, and this dance as a language of the body-subject pronounced in the world and for the world around.