TRADIÇÕES RESSIGNIFICADAS: modernidade e cultura popular em Brasília

Áltera

Endereço:
Programa de Pós-graduação em Antropologia. Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Conjunto Humanístico Bloco IV. Cidade Universitária.
João Pessoa / PB
58051-900
Site: http://periodicos.ufpb.br/index.php/altera/index
Telefone: (83) 98631-8440
ISSN: 24479837
Editor Chefe: Lara Santos de Amorim
Início Publicação: 30/11/2015
Periodicidade: Semanal
Área de Estudo: Antropologia

TRADIÇÕES RESSIGNIFICADAS: modernidade e cultura popular em Brasília

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: L. Amorim
Autor Correspondente: L. Amorim | [email protected]

Palavras-chave: folias, mestres da cultura popular, modernidade, brasília

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute como Brasília, cidade modernista e planejada, tem resolvido o “paradoxo utópico” que definiu seu projeto original. Brasília foi concebida como uma cidade moderna que pretendia curar o Brasil do subdesenvolvimento, mas manifestações culturais de várias tradições brasileiras emergiram em meio à expressão cultural local. Esta diversidade que define hoje Brasília testemunha a força da cultura regional dos migrantes que se mudaram para lá durante sua construção e após a sua inauguração. Não é no espaço físico original do Plano Piloto que reencontramos a maioria das festas tradicionais características do Brasil que sobreviveu ao projeto desenvolvimentista e à promessa de modernidade. É no espaço periférico do DF que as manifestações tradicionais sobreviveram, como revela minha pesquisa sobre a Folia do Divino em Formosa (GO) e as entrevistas realizadas em 2011 com mestres e artistas populares brasilienses como Seu Teodoro do Boi, Chico Simões do Mamulengo Presepada e Tico do Maracatu do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.



Resumo Inglês:

This article discusses how Brasilia, a modernist and planned city, has solved the "utopian paradox" that defined its original design. Brasília was conceived as a modern city that sought to heal Brazil of underdevelopment, but cultural manifestations of various Brazilian traditions emerged amid the local cultural expression. The diversity that defines today Brasilia testifies to the strength of the regional culture of the migrants who moved there during its construction and after its inauguration. It is not in the original physical space of the Pilot Plan that we find most of the traditional feasts characteristic of Brazil that survived the developmentalist project and the promise of modernity. It is in the peripheral space of the DF that the traditional manifestations survived, as my research on the Folia do Divino in Formosa (GO) reveals and the interviews conducted in 2011 with Brazilian masters and popular artists such as Seu Teodoro do Boi, Chico Simões do Mamulengo Presepada e Tico do Seu Estrelo and Fuá do Terreiro.