Neste artigo analisam-se duas intervenções artísticas realizadas em espaço público na cidade do Porto, que coincidiram cronologicamente mas,na sua diversidade,apresentam pontos comuns tais como a abertura à participaçãoe à inclusão e a coexistência de pólos opostos de sinal + e –numa tensão entre a paisagem selvagem e o urbano ± selvático.Ambos,nas suas especificidades,convocaram o carácter comunitário, o pensamento crítico e a capacidade de acção e realização.No cruzamento destes projectos a mediação posta em prática pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP)
This article analyzes two artistic interventions carried out in a public space in the city of Oporto, which coincided chronologically but, in their diversity, present common points such as the openness to participation and inclusion andthe coexistence of opposite poles of sign + and –in a tension between the wild landscape and the urban ± wild. Both, in their specificities, summoned the community character, critical thinking and the capacity for action and achievement.At the intersection of these projects, the mediation put into practice by Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP)
Este artículo analiza dos intervenciones artísticas realizadas en un espacio público de la ciudad de Oporto, que coincidieron cronológicamente pero, en su diversidad, presentan puntos en comúncomo la apertura a la participación y la inclusión y la coexistencia de polos opuestos de signo + y –en una tensión entre el paisaje salvaje y lo urbano ± salvaje. Ambos, en sus especificidades, convocaron el carácter comunitario, el pensamiento crítico y la capacidad de acción y realización.En la intersección de estos proyectos, la mediación puesta en práctica por Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP)