Objetos máquinas, objetos da morte e da memória: a poïein kantoriana

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Objetos máquinas, objetos da morte e da memória: a poïein kantoriana

Ano: 2023 | Volume: 4 | Número: 49
Autores: Luciano Flávio de Oliveira
Autor Correspondente: Luciano Flávio de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: fisicidade, ação consciente, cenário, acessórios, signos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, observarei as relações poéticas entre atores e objetos de cena em algumas passagens do espetáculo teatral Wielopole-Wielopole, do encenador polonês Tadeusz Kantor. Para tanto, inicialmente, será necessária uma breve definição dos termos “poética” e “objetos cênicos”. Para sintetizar o conceito de poética, recorrerei a Pareyson (2001). Já para o estudo semiótico do objeto cênico, utilizarei Ubersfeld (2005), Pavis (2005) e Fischer-Lichte (1999). Por fim, notarei os lugares dos objetos na práxis do encenador relacionado.



Resumo Inglês:

In this article, I will examine the poetic relationships between actors and stage objects in specific scenes of the theatrical performance "Wielopole-Wielopole," directed by Polish director Tadeusz Kantor. To accomplish this, I will first provide a brief definition of the terms "poetics" and "stage objects". To synthesize the concept of poetics, I will refer to Pareyson (2001). Regarding the semiotic study of stage objects, I will draw on the works of Ubersfeld (2005), Pavis (2005), and Fischer-Lichte (1999). Lastly, I will analyze the placement of objects in the director's related praxis.



Resumo Espanhol:

En este artículo, observaré las relaciones poéticas entre actores y objetos escénicos en algunas escenas del espectáculo teatral Wielopole-Wielopole, del director polaco Tadeusz Kantor. Para ello, en primer lugar, será necesaria una breve definición de los términos “poética” y “objetos escénicos”. Para sintetizar el concepto de poética, recurriré a Pareyson (2001). Luego, para el estudio semiótico del objeto escénico, utilizaré las obras de Ubersfeld (2005), Pavis (2005) y Fischer-Lichte (1999). Por último, destacaré los lugares de los objetos en la praxis del director relacionado.