O riso literário na obra de Adriana Falcão

Odisseia

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ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

O riso literário na obra de Adriana Falcão

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Concísia Lopes Santos
Autor Correspondente: Concísia Lopes Santos | [email protected]

Palavras-chave: Adriana Falcão, Luna Clara e Apolo Onze, riso

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A obra da escritora brasileira contemporânea Adriana Falcão é fortemente permeada por diversos recursos literários que levam ao riso, como os exageros, as ironias, as piadas, a comédia, as quebras de expectativa e de estereótipos, o humor, o jogo de palavras, os jogos de linguagem, as personagens risíveis etc. Isso nos leva a afirmar que a autora se utiliza do riso literário, aqui entendido como aquele produzido a partir de uma escrita literária, proveniente da subjetividade da escritora. Para compreender como isso ocorre, procuramos pensar dois desses elementos a partir do romance Luna Clara e Apolo Onze (2002), a saber: o risível das palavras e o risível das personagens. Para isso, utilizaremos Henri Bergson (1991) como referencial teórico para pensar o riso e esses elementos. Trata-se de um estudo exploratório, buscando mostrar como se constitui o riso na obra em análise; qualitativo, com resultados valorativos; bibliográfico e comparativo.



Resumo Inglês:

The work of contemporary Brazilian writer Adriana Falcão is strongly permeated by several literary resources that lead to laughter, such as exaggerations, ironies, jokes, comedy, breaks of expectations and stereotypes, humor, the play on words, language games, laughable characters, etc. This leads us to affirm that the author uses literary laughter, here understood as that produced from a literary writing, derived from the subjectivity of the writer. To understand how this occurs, we tried to think of two of these elements from the novel Luna Clara and Apolo Onze(2002), namely: the laughability of the words and the laughability of the characters. For this, we will use Henri Bergson (1991) as a theoretical framework to think about laughter and these elements. It is an exploratory study, seeking to show how laughter is constituted in the work under analysis; qualitative, with evaluative results; bibliographic and comparative.