O olho da história: ficção e ruína na obra de Bernardo Carvalho

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ISSN: 2177-6288
Editor Chefe: Shirley de Souza Gomes Carreira
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Letras

O olho da história: ficção e ruína na obra de Bernardo Carvalho

Ano: 2011 | Volume: 2 | Número: 6
Autores: Paulo César Oliveira, Larissa Moreira Fidalgo
Autor Correspondente: Paulo César Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Ficção brasileira, Contemporaneidade, História.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com ênfase na perspectiva de Dominique Maingueneau, para quem dito e dizer, texto e
contexto são indissociáveis; na reflexão acerca do conceito de história, na filosofia de Walter
Benjamin, e em conjunto com a leitura do romance Nove noites, de Bernardo Carvalho, o presente
trabalho tem como objetivo analisar os aspectos constituintes das cenas de enunciação da ficção
brasileira contemporânea. Desse modo, verificaremos de que maneira a desconstrução das tradicionais
fronteiras entre Literatura e História reconfiguram as relações entre obra e sociedade em um campo
literário conflituoso. Em Nove noites, propomos uma leitura que seja, ao mesmo tempo, um modo de
entrada peculiar que nos dê conta das relações entre história e literatura e um modo de compreender o
contemporâneo como palco das tensões entre as perspectivas discursivistas e as clássicas abordagens
tradicionais da série ficcional.



Resumo Inglês:

Emphasizing the perspectives of Dominique Maingueneau, to whom what is stated and
the way it is said, text and context are not dissociable; also focusing on Walter Benjamin’s
philosophical reflection on the concept of history; and, finally, on the reading of the novel Nove noites,
by Bernardo Carvalho, this article aims at analyzing the constitutive aspects of the scenes of
enunciation in contemporary Brazilian fiction. Therefore, we will examine the bases on which the
deconstruction of the traditional boarders that link Literature and History to the opposition between
work of art and society in a conflicting literary field. Thus, we propose a kind of reading of Nove
noites, at the same time, that understands the so-called contemporary age as a stage in which the
tensions between discourse analysis and the classical approaches in literature are enacted.