O FESTIVAL DE MÚSICA PRIMEIRO DE MAIO: experiência musical e política de uma Comunidade Eclesial de Base no Rio de Janeiro

Áltera

Endereço:
Programa de Pós-graduação em Antropologia. Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Conjunto Humanístico Bloco IV. Cidade Universitária.
João Pessoa / PB
58051-900
Site: http://periodicos.ufpb.br/index.php/altera/index
Telefone: (83) 98631-8440
ISSN: 24479837
Editor Chefe: Lara Santos de Amorim
Início Publicação: 30/11/2015
Periodicidade: Semanal
Área de Estudo: Antropologia

O FESTIVAL DE MÚSICA PRIMEIRO DE MAIO: experiência musical e política de uma Comunidade Eclesial de Base no Rio de Janeiro

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: S. Hoppe
Autor Correspondente: S. Hoppe | [email protected]

Palavras-chave: comunidade eclesial de base, festival, música, política, religião

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem como objetivo analisar o Festival de Música e Poesia Primeiro de Maio, realizado em edições anuais, entre 1997 e 2004, em uma favela na cidade do Rio de Janeiro. Este evento foi organizado por um grupo de católicos integrantes de uma Comunidade Eclesial de Base e teve como característica promover, por um lado, a reflexão e conscientização dos moradores da região sobre as injustiças sociais vivenciadas pela população e, por outro lado, instaurar determinadas práticas e relações sociais que favoreceram a consolidação de laços afetivos entre os vizinhos.



Resumo Inglês:

The current article aims to analyze the The First of May Music and Poetry Festival, held in annual editions, between 1997 and 2004, in a favela from the city of Rio de Janeiro. That event was organized by a Catholic group, members of a Basic Ecclesial Community and had as its characteristic promote, on one hand, the reflection and awareness from the inhabitants of that region about the social injustices lived by that population and, on the other hand, install determined practices and social relations that benefited the consolidation of affectional bonds among the neighbors.