O amor, o instinto e a morte: experiências de excesso em "Noite na taverna", de Álvares de Azevedo

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Editor Chefe: Comissão Editorial
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

O amor, o instinto e a morte: experiências de excesso em "Noite na taverna", de Álvares de Azevedo

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 6
Autores: Tereza Cristina Mauro
Autor Correspondente: T. C. Mauro | [email protected]

Palavras-chave: romantismo, excesso, Álvares de Azevedo, Noite na Taverna, romanticism, excess

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo visa delinear as manifestações do excesso na novela Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo (1831-1852), verificadas em sua obra e na consolidação do horror no Romantismo europeu como alternativa para abarcar a natureza humana em sua complexidade. Com base nos pressupostos lançados pelos narradores na abertura da novela, busca-se atrelar suas condutas excessivas ao anseio em desvendar a origem e o destino humanos através das tentativas de ultrapassagem dos limites da vida empírica. Ao tomar como exemplo as narrativas de Solfieri, Bertram e Johann, espera-se identificar ao menos três momentos dessa extrapolação dos limites vitais: a experiência erótica vinculada à profanação do corpo feminino, a exacerbação dos instintos animais e a proximidade com a morte. Uma análise dessa envergadura contribuiria para esclarecer certos procedimentos recorrentes na obra azevediana, tais como: a binomia norteadora de sua poética, a encarnação do homem fatal e a relação entre a intangibilidade da figura feminina e a ausência do ideal artístico.



Resumo Inglês:

This article aims to describe the manifestations of excess in the novel Noite na Taverna by Álvares de Azevedo (1831-1852), which are perceived in his work and in the consolidation of horror in European Romanticism as a way to comprehend the human nature in its complexity. Focused on the conjectures introduced by the narrators in the opening of the novel, this article seeks to associate their excessive behavior with their aspiration to discover the origin and the destiny of humanity in their attempts of exceeding the limits of empirical life. Taking as an example the narratives of Solfieri, Bertram and Johann, we expect to identify at least three moments of extrapolation of vital limits: the erotic experience linked to the violation of the female body, the exacerbation of animal instincts, and the proximity to death. This analysis can help to clarify certain recurring procedures in Azevedo’s work such as the dualism of his poetry, the personification of the fatal man, and the relationship between the intangibility of the female figure and the absence of the artistic ideal.