NOTAS SOBRE O CONCEITO DE VERDADE DA IMPRESSÃO DE JOHN RUSKIN

PERI

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ISSN: 2175-1811
Editor Chefe: Amaro de Oliveira Fleck
Início Publicação: 30/06/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

NOTAS SOBRE O CONCEITO DE VERDADE DA IMPRESSÃO DE JOHN RUSKIN

Ano: 2011 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Bernardete Oliveira Marantes
Autor Correspondente: Bernardete Oliveira Marantes | [email protected]

Palavras-chave: Impressão, sensação, Ruskin, Proust.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

John Ruskin não foi um filósofo, entretanto, ele granjeou um grande número de leitores no
século XIX com sua literatura sobre a arte e a arquitetura, amalgamadas em sua crítica
social. Seu conceito de verdade da impressão, pautada na faculdade de sentir, foi adotada
por diversos artistas como um efetivo precepto, mas, sobretudo foi o escritor Marcel Proust
quem mais se serviu dela em sua grande obra Em busca do tempo perdido (À la recherche
du temps perdu). Nossa proposta nesse artigo é investigar este conceito que norteou o
trabalho de Proust.