Narrativas do esgotamento e a historiografia (literária) brasileira no Antropoceno

Odisseia

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ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

Narrativas do esgotamento e a historiografia (literária) brasileira no Antropoceno

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: Especial
Autores: M. Simoni
Autor Correspondente: M. Simoni | [email protected]

Palavras-chave: Antropoceno, historiografia (literária), narrativas do esgotamento, literatura brasileira

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Tomando como ponto de partida a entronização do conceito de Antropoceno nos discursos das Ciências Humanas, o artigo vincula o novo impulso narrativo gerado pela consciência tanto do impacto destrutivo da ação humana sobre o planeta Terra quanto pela ameaça de esgotamento dos recursos naturais – em última instância, diretamente vinculada à extinção da própria espécie humana – à emergência de narrativas do esgotamentocomprometidas com práticas situadas de resistência. O objetivo é enfatizar o aspecto performativo neste novo gesto de narrar, que invariavelmente implica reescrituras da história literária brasileira a partir de perspectivas mais além do humano. Do ponto de vista metodológico, o artigo apoia-se no diálogo entre teorias neomaterialistas (HARAWAY, 1988; 2015; 2016) e do perspectivismo ameríndio (VIVEIROS DE CASTRO, 2009; 2014) com constructos teóricos propostos pela École des Annales revisitados por historiadores contemporâneos (CHAKRABARTY, 2009; SAWYER, 2015).



Resumo Inglês:

Taking as its starting point the enthronement of the Anthropocene concept in human science discourses, the article links the new narrative impulse generated by the awareness both of the destructive impact of human action upon planet Earth, and of the threat of depletion of natural resources – ultimately directly linked to the extinction of the human species itself – to the emergence of narratives of depletion committed to situated practices of resistance. The aim is to emphasize the performative aspect in this new gesture of narration, which invariably implies rewriting Brazilian literary history from perspectives beyond the human. From the methodological point of view, the article is based on the dialogue between neomaterialist theories (HARAWAY 1989; 2015; 2016) and Amerindian perspectivism (VIVEIROS DE CASTRO, 2009; 2014) with theoretical constructs proposed by the École des Annales and revisited by contemporary historians (CHAKRABARTY, 2009; SAWYER, 2015).