A morte da velha bruxa: a representação dos espaços em um mito indígena da etnia Munduruku

Odisseia

Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova
Natal / RN
59078-970
Site: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/index
Telefone: (84) 3342-2220
ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

A morte da velha bruxa: a representação dos espaços em um mito indígena da etnia Munduruku

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Jessica M. B. Felipe, Marta A. G. Gonçalves
Autor Correspondente: Jessica M. B. Felipe | [email protected]

Palavras-chave: Topoanálise, literatura indígena, mitologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar, a partir dos estudos da Topoanálise de Borges Filho (2008) e Borges Filho e Silva Júnior (2012), as representações dos espaços presentes no mito indígena Munduruku “A morte da velha bruxa”, do autor indígena Daniel Munduruku (2001), narrativa que faz parte da obra As serpentes que roubaram a noite e outros mitos. Dessa forma, buscamos refletir sobre como os macro e os microespaços presentes na obra representam as experiências dos personagens e como estes, por sua vez, interagem com os espaços predominantes no texto: a floresta, a maloca da bruxa e a aldeia. Recorremos aosestudos das pesquisadoras da literatura indígena brasileira Almeida e Queiroz (2004), Thiél (2012) e Graúna (2013), acerca das especificidades da literatura em questão, assim como à concepção de Lévi-Strauss (1978) sobre mitologia.



Resumo Inglês:

Based on the concept of topoanalysis by Borges Filho (2008) and Borges Filho and Silva Junior (2012), the aim of this articleis to identify and analyze the representations of space in the indigenous Munduruku myth “The death of the old witch”, by the indigenous author Daniel Munduruku (2001), narrative that integratesthe work The serpents that stole the night and other myths. Therefore, we will reflect on how the macro and microspaces in the book represent the characters’ experiences, as well as how such characters interact with the spaces that are predominant in the text: the forest, the witches’ hut, and the indigenous village. To proceed in such study, we recur to the research conducted by Almeida and Queiroz (2004), Thiél (2012) and Graúna (2013), in order to approach the particularities of the indigenous literature, and Lévi-Strauss (1978) on mythology.