"MARINA, VAMOS VIAJAR?" JOGO EDUCATIVO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Revista Tamoios

Endereço:
Rua Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato
São Gonçalo / RJ
24435-005
Site: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/index
Telefone: (21) 3705-2227
ISSN: 1980-4490
Editor Chefe: Eduardo Karol
Início Publicação: 31/05/2005
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Geografia

"MARINA, VAMOS VIAJAR?" JOGO EDUCATIVO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Ano: 2023 | Volume: 19 | Número: 2
Autores: A. A. Rosa, J. R. Oliveira, V. M. Santos, R. A. Lopes
Autor Correspondente: V. M. Santos | [email protected]

Palavras-chave: Jogo digital; Interdisciplinaridade; Geografia; História; Didática.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo foi elaborado através das oportunidades geradas pelo avanço e inovação da tecnologia acerca de sua utilização em sala de aula no formato da gamificação e dos jogos educativos. Nesse sentido, foi identificada a necessidade de propor o desenvolvimento de um jogo interdisciplinar nas disciplinas de História e Geografia no Ensino Fundamental para crianças de 6 a 10 a anos de idade. A proposta se deu no desenvolvimento de um jogo educativo intitulado “Marina, vamos viajar?”, que oferece por meio de desafios lúdicos estímulos à busca de informações e conhecimentos a respeito de diversos aspectos da construção do território brasileiro, da sua população e sua história. A proposta se justifica pela flexibilidade e mobilidade de sua utilização, uma vez que o jogo poderá ser utilizado tanto em sala de aula, quanto em casa, com o aluno estando próximo dos pais, amigos e outros familiares, facilitando o processo de aprendizagem de forma lúdica e ampliada. Considera-se que ao utilizar o jogo como parte da didática no processo de ensino, este se torna um facilitador na consolidação dos conteúdos estudados de forma divertida, criativa, e possibilita que alunos se sintam agentes ativos da sua própria aprendizagem. 



Resumo Inglês:

This article was prepared through the opportunities generated by the advancement and innovation of technology about its use in the classroom in the format of gamification and educational games. In this sense, it was identified the need to propose the development of an interdisciplinary game in the disciplines of History and Geography in Elementary School for children from 6 to 10 years of age. The proposal took place in the development of an educational game entitled "Marina, let's travel?", which offers, through playful challenges, stimuli to search for information and knowledge about various aspects of the construction of the Brazilian territory, its population and its history. . The proposal is justified by the flexibility and mobility of its use, since the game can be used both in the classroom and at home, with the student being close to parents, friends and other family members, facilitating the learning process in a playful and expanded. It is considered that when using the game as part of didactics in the teaching process, it becomes a facilitator in the consolidation of the studied contents in a fun, creative way, and allows students to feel active agents of their own learning.