MANOEL DE BARROS: AS REPRESENTAÇÕES DO EU E A CELEBRAÇÃO DO NADA
Estação Literária
MANOEL DE BARROS: AS REPRESENTAÇÕES DO EU E A CELEBRAÇÃO DO NADA
Autor Correspondente: Rosidelma Pereira Fraga | [email protected]
Palavras-chave: Sujeito, LÃrica, Sublime, Manoel de Barros.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Neste artigo, elegem-se como objetivos fulcrais examinar as categorizações do sujeito poético e refletir sobre a epifania do nada na lÃrica de Manoel de Barros (2010). Para averiguarmos o sujeito lÃrico, utilizaremos os pressupostos, a saber: Hegel (1997-2007), Dominique Combe (1999), Michael Collot (2004), Wladimir Krysinski (2007) e Michael Hamburger (2007), a fim de refletirmos sobre as incidências multifacetadas do eu-lÃrico no texto poético. Ainda com objetivo de ponderarmos a imagem do elevado e do baixo, basear-nos-emos na obra História da feiúra, de Umberto Eco (2007), na estética do feio adotada por Hugo Friedrich (1991) e na dicção impura do ensaio Musa morena moça, de José Guilherme Merquior (1980).
Resumo Inglês:
In this paper, are elected as key objectives to examine the categorization of the poetic subject and reflect on the epiphany of nothing in the lyrics of Manoel de Barros (2010). For inquiring into the lyrical subject, we will use assumptions, namely: Hegel (1997-2007), Dominique Combe (1999), Michael Collot (2004), Wladimir Krysinski (2007) and Michael Hamburger (2007), to think of the multifaceted impact of self-lyrical poetry in the text. Still aiming to ponder settings imagery of the wonderful and the ugly, we will be based in the History of ugliness, of Umberto Eco (2007, in the aesthetics of ugliness applied of Hugo Friedrich (1991), the diction impure in the essay Musa brunette girl, of José Guilherme Merquior (1980).