A INTENCIONALIDADE DA PERCEPÇÃO E DO AGIR NO JOVEM HEGEL

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ISSN: 19822928
Editor Chefe: Araceli Velloso
Início Publicação: 30/06/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

A INTENCIONALIDADE DA PERCEPÇÃO E DO AGIR NO JOVEM HEGEL

Ano: 2009 | Volume: 14 | Número: 2
Autores: Hans Christian Klotz
Autor Correspondente: Hans Christian Klotz | [email protected]

Palavras-chave: hegel, intencionalidade, subjetividade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nos primeiros escritos da sua fase ienense, Hegel defende a concepção de uma identidade originária na qual a subjetividade seria “suspendida”. O presente trabalho visa explicitar essa concepção como uma contribuição para a teoria da intencionalidade que coloca em foco a unidade entre elementos conceituais e sensíveis (ou emocional-motivacionais) como condição da intencionalidade da percepção e do agir. Num primeiro passo, argumenta-se que nos seus escritos críticos Hegel entende por “filosofia da subjetividade” posições que envolvem uma concepção separadora acerca da relação entre pensamento e sensibilidade na percepção e no agir, estando ligada à noção do sujeito como controlador distanciado da sensibilidade. Portanto, a crítica hegeliana à filosofia da subjetividade dirige-se contra tal concepção da intencionalidade e do sujeito desta. Num segundo passo, aborda-se a alternativa hegeliana a essa imagem - a concepção da unidade indissolúvel do pensamento e da sensilidade como fundamento da percepção e do agir. Por fim, a imagem da autoconsciência adotada na Fenomenologia do Espírito é analizada como implicação dessa concepção da intencionalidade.



Resumo Inglês:

In the first writings of his Jena period, Hegel defends the concep-tion of an original identity through which subjectivity is “suspended”. The present article aims to expound this conception as a contribution to the theory of intentionality which focusses on the unity of conceptual and sen-suous (or motivational) elements as a condition of the intentionality of per-ception and action. In a first step, it is argued that in his early writings, by "philosophy of subjectivity" Hegel understands positions which separate the conceptual and the sensuous elements of perception and action, conceiving at the same time the subject as a distanced controller of sensibility. Thus, the hegelian critique of the philosophy of subjectivity is directed against such a conception of intentionality and its subject. In a second step, the hegelian al-ternative to this picture is exposed - the conception of an indissoluble unity of thinking and sensibility as being fundamental to perception and action. Finally, the picture of self-consciousness which arises in the Phenomenology of Spirit is analyzed as an implication of the conception of intentionality adopted in the earlier writings.